Que animal representa o cordeiro?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

ovinos

O cordeiro é o filhote da ovelha, considerada a fase mais importante na criação do animal. É da espécie dos ovinos e grande parte de sua criação está dentro de rebanhos.

Cordeiro de Deus em Latim é “Agnus Dei”, uma expressão da religião cristã que significa: ”Jesus Cristo o salvador da humanidade”.

A ovelha é a fêmea adulta, o carneiro é o macho adulto e cordeiro é o filhote.

Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra! Por esse motivo, Ele é digno de louvor, adoração e respeito.

Além da pomba, outras aves também são tidas em grande consideração nas Sagradas Escrituras.

Lobo em pele de cordeiro é uma expressão popular, utilizada para caracterizar uma pessoa que aparenta ter boa índole, mas na realidade é má, perversa ou desonesta. Normalmente, o indivíduo que é considerado um “lobo em pele de cordeiro”, esconde a sua verdadeira índole negativa.

O cordeiro significa o próprio Jesus Cristo, que se sacrificou pela humanidade com o intuito de redimir os pecados dos homens. Esse animal é mencionado muitas vezes nas sagradas escrituras como sinônimo de Jesus Cristo: “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

Ele é realmente o Filho de Deus, divindade em forma humana. Ele se torna o "Cordeiro de Deus", como João Batista disse, "que tira o pecado do mundo!" (João 1:29). Mas, é necessário que avancemos um passo além, para que Ele se torne então o nosso cordeiro.

Muitas pessoas se confundem ao chamar de ovelha todos os outros animais da mesma espécie. Porém, ovelha são somente as fêmeas adultas. Já os machos são chamados de carneiros, e a cria deles são os cordeiros.

Na cristandade, o carneiro é também uma manifestação do cordeiro de Deus, que livra os homens dos pecados. A simbologia do carneiro, associada ao fogo criador, à fertilidade e à imortalidade, é encontrada nas culturas tanto da Europa e da África, como na Índia e na China.

Primeiramente, a definição: o carneiro é o animal adulto e o cordeiro é o animal jovem, com no máximo 1 ano de idade.

Com essa expressão, Jesus manifesta a João que veio ao mundo para fazer a vontade daquele que o enviou, para cumprir tudo o que Deus lhe pediu.

Vacas

Vacas. A vaca é o animal mais sagrado do hinduísmo, do jainismo e do zoroastrismo. Apesar de muitos acharem que os hindus consideram a vaca como um deus, isso não é verdade. No entanto, a maioria adepta dessa religião é vegetariana e ve a vaca como um símbolo de sacrifício da vida que deve ser protegida e reverenciada.

Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.

Simbolizando a Sua realeza, o livro de Apocalipse identifica Cristo como o “Leão de Judá”. Em uma passagem mais comovente, Jesus expressa o seu amor pelo povo de Jerusalém e diz que deseja reuní-lo como “uma galinha reúne os seus pintinhos debaixo das asas” ( Mateus 23:37).

30 E o geco, e o crocodilo da terra, e a lagartixa, e o lagarto da areia e o camaleão.