Que animal não tem dente?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

ORNITORRINCO

Na falta de dentes, seu bico abriga placas de queratina que ele usa para mastigar. O ornitorrinco tem ainda outra peculiaridade: é um mamífero venenoso. Esporas em suas patas traseiras inoculam uma substância tóxica que causa extrema dor a humanos.

Porque eles não são mais necessários. Os antepassados desses animais, como o Archaeopteryx, uma mistura de ave com lagarto que viveu há cerca de 150 milhões de anos, tinham dentes bem desenvolvidos.

Já ouviste a expressão “Nem quando a galinha criar dentes!”? Pois é, se refere ao fato das aves não terem dentes.

O mais conhecido deles é o tamanduá, que possui língua longa e adesiva, mas diferentemente de outros mamíferos, não possui nenhum dente.

Em resumo, os patos não têm dentes e também não mastigam, apenas mordiscam e movimentam os pedaços de alimento no bico. Dessa forma, essas aves apenas quebram comidas macias, mas normalmente engolem tudo inteiro.

O fato curioso é que os sapos não possuem dentes, apesar de serem animais carnívoros.

47 dentes

Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie. Outro fato curioso é que são as fêmeas que picam animais e seres humanos, utilizando as proteínas contidas no sangue para alimentar aos ovos. Os machos se alimentam do néctar das flores e de outros vegetais.

80 dentes

Possuem no total 80 dentes, quando adultos, distribuídos em duas fileiras em cima e embaixo da mandíbula. Eles também têm a capacidade de se renovarem em pouco tempo.

Apesar da semelhança com os albatrozes e os pelicanos, Rubilar diz que o Pelagornis era aparentado dos patos e gansos. E usava seus dentes para comer peixes e lulas. Com seu longo bico e dentes afiados, aquela ave era capaz de sobrevoar imensas extensões de oceano em busca de comida.

No grupo dos cetáceos sem dentes é que estão as baleias. Elas não têm dentes, mas possuem as famosas barbatanas (cerdas bucais) que peneiram e retêm o alimento engolido (zooplâncton e pequenos peixes e crustáceos) em grandes goladas de água na superfície.

Além disso, vale lembrar que as galinhas não são mamíferas, e seu sistema reprodutor é bem diferente. O útero delas é totalmente diferente do humano e não possui endométrio, que é o que gera a menstruação feminina.

Jacarés e Crocodilos — de 58 a 72 dentes. Os jacarés e crocodilos, junto com os tubarões, são os animais com as mandíbulas mais poderosas de todo o reino animal.

Anote aí: 252 é o número de dentes do golfinho; 45 centímetros mede a língua da girafa; 54 litros de água bebe por dia um elefante-marinho-do-norte; 7,8 quilos pesa o cérebro de uma cachalote.

Dentição solenóglifa, característica das serpentes da família Viperidae. Os membros desta família possuem dois dentes retrácteis, inoculadores de um potente veneno de caráter neurotóxico, hemotóxico e/ou citotóxico, localizados na parte anterior do maxilar superior.

A baleia-azul não possui dentes, mas uma estrutura que lembra uma franja, a qual garante a filtração da água e a retirada das presas.

Todas pertencem à família Balaenidae e são baleias de barbatanas, o que significa que essas baleias não têm dentes, portanto sua alimentação ocorre por filtragem.

As baleias de hoje não têm dentes mas sim fibras de queratina, conhecidas como 'barbas', que servem para prender pequenos animais marinhos, dos quais se alimentam.

Ouriço-cacheiro

Ouriço-cacheiro tem 36 dentes, que, como os seres humanos, pode cair na velhice.

Lampreia-marinha (Petromyzon marinus)