Qual animal que não envelhece?

Perguntado por: ovasconcelos2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Sim, é uma água-viva. E além de bem estranha, ela pode ser o único animal na Terra a ser imortal. A espécie turritopsis nutricula pode ser a verdadeira fonte da vida eterna. Ela ficou famosa ultimamente, por apresentar um ciclo de vida bastante interessante.

Tecnicamente, o rato-toupeira-russo é um rato, e não uma toupeira. Dessa espécie ele apenas puxou a característica de cavar buracos e viver sob a terra. Ele faz isso com os grandes dentes incisivos, característica marcante dos roedores. Os animais adultos medem entre 25 cm e 35 cm e pesam cerca de 1kg.

Toupeira europeia
Quando pensamos em animais cegos, a imagem de uma toupeira vem automaticamente à mente, uma vez que quase todas as suas subespécies não têm olhos ou não têm a capacidade de enxergar no subsolo. A toupeira é um mamífero subterrâneo, que se alimenta de minhocas e que só ocasionalmente vem à superfície.

Os tubarões possuem um sistema imunológico semelhante ao humano, mas os seus anticorpos - moléculas que combatem doenças - são excepcionalmente resistentes.

rato-toupeira-pelado

O rato-toupeira-pelado é encontrado nas áreas selvagens do Quênia, Etiópia e da Somália. Ele vive em colônias com cerca de 70 a 80 membros. Algumas chegam a abrigar até 300 indivíduos.

Os ratos emitem guinchos agudos. Você pode ouvi-los principalmente à noite, quando a movimentação dos animais fica mais intensa. Se a colônia estiver numerosa, os ruídos se tornam ainda mais fortes.

Os ratos são considerados animais sinantrópicos e algumas espécies silvestres possuem um papel ecológico muito importante na cadeia alimentar pois, além de realizarem o controle populacional de pequenos roedores, eles são alimentos para muitos predadores.

Pat é o nome do rato de bolso do Pacífico que entrou para o Guinness por ser o mais velho do mundo. O animal californiano tem 9 anos e é assim o detentor do recorde de longevidade.

Por terem suas raízes abertas, ocorre que seus dentes continuem crescendo ao longo de sua vida. E por isso a necessidade de roer, para estar constantemente desgastando seus incisivos. Nem sempre a comida dos roedores consegue ser dura o suficiente para o desgaste contínuo.

RATA

O feminino de RATO é RATA. Nom confundir com RATAZANA, que é o outro animal semelhante ao rato só que de maior tamanho e que habita em lugares sujos.

Embora os olhos reais da toupeira sejam inúteis — sim, ela é cega —, a fovea é neurologicamente organizada de uma forma que é surpreendentemente semelhante à organização de um sistema visual altamente desenvolvido.

Formigas, rinocerontes, tamanduás e preguiças são extremamente míopes. Já os bovinos, equinos e as lebres não têm visão central, visão foveal, aquela que nos fornece a visão de detalhes. CURIODIDADES: com frequência muitos animais são acromatas.

O artrópode, de nome científico Plutomurus ortobalaganensis, não tem asas nem olhos e vive em total escuridão.

Os cães e gatos nascem cegos, seus olhos só começam a abrir por volta da segunda semana de vida e eles começam a enxergar o mundo aos poucos.

Descobriu-se que os elefantes têm cópias extras de um gene que combate as células tumorais, o que poderia explicar porquê raramente desenvolvem câncer.

Tubarões, ao que parece, não pode ter cáries. De acordo com pesquisa publicada no ano passado no Journal of Structural Biology, com pelo menos duas espécies de tubarões, makos e tubarões tigre, o revestimento exterior dos dentes”continham cem por cento de flúor”.

Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais. Um parâmetro de consumo de mercúrio vem da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

Segundo a pesquisa, a pele da píton Calabar (Calabaria reinhardtii) é 15 vezes mais grossa e é muito mais difícil de perfurar do que a de outras espécies. A alta resistência é consequência da estrutura especial da pele.

O aroma do óleo essencial de hortelã é repulsivo para ratos. Você pode usar isso para espantar os roedores. Impregne chumaços de algodão com o óleo de hortelã e deixe nos locais infestados.

Apresentamos, na nossa lista, 5 cheiros que os ratos detestam que vão afastá-lo com certeza:

  1. Limpeza profunda. ...
  2. Hortelã-pimenta. ...
  3. Pimenta e cravo-da-índia. ...
  4. Molho picante e detergente. ...
  5. Amônia. ...
  6. Cebola. ...
  7. Aparelhos de ultrassom.