Que animal é o plâncton?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O termo plâncton, do grego planktos, significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água. Chamamos de fitoplâncton o grupo formado por algas planctônicas e cianobactérias. Os animais, como crustáceos e larvas de insetos, chamamos de zooplâncton.

Em termos de linhas de pesquisa, geralmente costuma-se subdividir o plâncton em duas categorias principais: o fitoplâncton e o zooplâncton.

A palavra plâncton deriva do grego “planktos”, que significa “errante; o que vaga; o que se desloca sem rumo". Pode ser classificado em diversas categorias de acordo com alguns critérios, sendo os principais os habitats, tempo de vida na forma planctônica, sistemática filogenética, deslocamento vertical e tamanho.

O plâncton serve de alimento para os peixes, sendo essencial para a sua sobrevivência. Isso é verdade para todos os tipos de peixe na natureza, desde o pequeno lambari, até os grandes peixes como o tucunaré e o dourado.

São seres vivos, portanto, que apresentam capacidade de deslocamento e natação. Como exemplo dos néctons podemos citar os peixes, alguns grandes insetos aquáticos, moluscos, anfíbios, répteis e até mesmo algumas aves.

Os plânctons são microrganismos que fazem parte dos ecossistemas aquáticos. São geralmente microscópicos, unicelulares ou pluricelulares (algas microscópicas, bactérias, protozoários, etc.), os quais flutuam passivamente, de forma que são arrastados pelas correntes e movimentos das águas dos rios, lagos e mares.

Um personagem bastante peculiar é a Karen Plankton esposa do antagonista principal da história,Sheldon J. Plankton.

Já o animal de estimação do Bob Esponja, Gary Caracol, é uma caramujo do mar que pertence ao filo Mollusca, do grupo dos gastrópodes, porém no desenho ele mia como um felino (SILVA, 2011).

É este conjunto de seres vivos, animais e vegetais, que se encontra desde o fundo até à superfície das águas doces e marinhas, e que se deixa arrastar passivamente por estas, sem que os seus próprios movimentos consigam opor-lhe resistência, que constitui o plâncton.

A bioluminescência não ocorre por acaso: essa característica é um mecanismo de defesa que serve para assustar alguns predadores, fazendo que o animal pareça maior do que é ou tóxico. Ela também pode ser usada para a comunicação entre membros da mesma espécie e para atrair presas menores.

Com relação à reprodução, Manzi ressalta que muitas espécies se reproduzem por meio da mitose simples, ou seja, as células se dividem em duas, formando dois indivíduos idênticos.

Existem dois tipos de plânctons: zooplâncton (são heterótrofos) e os fitoplânctons (são fotossintetizantes).

As cianobactérias e algas, como as diatomáceas, são componentes do fitoplâncton, pois são organismos microscópicos que fazem fotossíntese.

Reino Protista

Classificação do plâncton
Zooplâncton - formado por organismos do Reino Protista e também outros microrganismos do Reino Animal, como Crustáceos por exemplo.

Os fitoplânctons servem de alimento para os zooplânctons. Mas não são só animais pequenos que se alimentam dos plânctons, existem algumas espécies de baleias e o tubarão-baleia que se alimentam também desses organismos. Esses animais comem grande quantidade desses seres vivos através de filtração.

O plâncton pode ser dividido em dois grupos: o zooplâncton, composto pelos organismos heterótrofos, que se alimentam de outros organismos, e o fitoplâncton, composto pelos organismos autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento.