Que animal come braquiária?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Basilisk (capim-braquiária), as quais podem ser pastejadas por caprinos e ovinos. Entretanto, as braquiárias apresentam alguns problemas, dentre os quais as cigarrinhas, a degradação e os casos de fotossensibilização, são de grande importância.

As forrageiras do gênero Brachiaria spp não são consumidas por cavalos, somente as Humidicolas (Comum e Llanero ou Dictyoneura), que o cavalo come, porém tem baixa qualidade e podem causar doenças quando em pasto exclusivo, como a “cara inchada”, que está relacionada a uma deficiência nutricional.

Vantagens – Sem problemas de estabelecimento, formação rápida, boa cobertura de solo, persistente mesmo quando mal manejada, pouco atacada por formigas cortadeiras e mais tolerante à seca do que a maioria das forrageiras comuns, prestando-se, por isso, a ser reservada como feno-em-pé.

Consumo de talos pode constipar sistema digestivo de equinos e levar à morte.

Resumo: A brachiaria humidicola é uma das forrageiras tropicais bastante utilizada para alimentação de equinos de serviços na área de cerrado do Brasil central, onde praticamente se constitui na única opção forrageira além das pastagens nativas.

- aração profunda no início das chuvas; - plantio de uma cultura anual, soja, feijão, algodão ou milho por 2 a 3 anos; - uso anual de herbicidas de controle das sementeiras (pré-emergentes) e de plântulas (pós-emergentes).

As raízes profundas e intensas da braquiária favorecem a absorção e retenção de água no solo por um maior período de tempo, o que é extremamente positivo para a cultura consorciada.

Não se recomenda dessecar a braquiária no mesmo dia ou após a semeadura da soja. Uma antecedência de 5 a 10 dias, com baixas doses de herbicida, é suficiente para a absorção do herbicida pelas plantas, poder semear a soja e manter o solo coberto por mais tempo.

Qual capim para cavalo é o ideal?

  • Tifton: tem porte alto. As folhas são largas. ...
  • Vaquero: se os seus cavalos atuam em pastejo contínuo, essa é a melhor opção. ...
  • Aries: oferece boa nutrição. ...
  • Alfafa: muito nutritiva, é rica em nutrientes como proteína bruta, cálcio e fósforo. ...
  • Referência:

Tifton

·Tifton: É um capim recomendado a pastoreio de equinos, muares, ovinos e caprinos. Possui uma taxa de proteína bruta de 33 % com qualidade superior e versátil, além de ser bastante nutritivo.

Cenchrus ciliares - Capim Buffel. É um capim bastante resistente a seca e pode ser plantado em regiões com volume de chuvas de 350 a 700 mm/ano, suportando período prolongado de seca.

30 anos

Manejo correto da pastagem pode prolongar vida útil por mais de 30 anos.

Semente de Capim Piatã (Brachiaria brizantha) - 20Kg - V/C: 50 (10 a 12 Kg/ha) - Soesp. R$ 790,12 já com 10,00% de desconto no boleto ou depósito. 8x R$ 109,74 no cartão sem juros.

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

O cavalo não digere muito bem o milho, podendo fermentar no estômago ou ao longo do intestino do animal. “Quando este milho fermenta no estômago, o cavalo não evacua e também não vomita, então pode distender o estômago, chegando até o ponto de rompê-lo”, diz Duarte.

3- Os produtos ensilados que tiveram contato com o ar (sujeitos à deterioração aeróbia), não devem ser fornecidos para os cavalos. Fungos podem contaminar esse alimento e os cavalos não possuem a mesma habilidade que os bovinos e outros ruminantes de metabolizar certas toxinas.

Os cavalos selvagens alimentam-se principalmente da erva que encontram nos prados. Em cativeiro, entretanto, costumam ter uma dieta mais variada; costumam consumir uma ração específica para eles e alimentos como a alfafa, o milho, a aveia, a curgete, as cenouras e as maçãs.

Dentre as forrageiras, encontramos, ainda: as beterrabas, as maçãs, cenouras etc. – as beterrabas são muito apreciadas pelo cavalo. É preciso, entretanto, que elas estejam bem limpas, quer dizer, lavadas e sem terra. Caso contrário, podem predispor o animal a cólicas por acúmulo de terra ou areia no estômago.

A silagem de milho vem sendo bastante usada na criação de equinos – uma prática herdada da bovinocultura de leite – tanto para complementação alimentar na época seca do ano quanto para baratear o custo de criação de animais estabulados. Neste último caso, substitui o feno ou o capim-verde.

capim Miyagi

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

A ação destes microrganismos faz com que as folhas fiquem amareladas e murchem, o que resulta na mortalidade em touceiras e em grandes reboleiras. De acordo com o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Bruno Pedreira, são dois os motivos para que o problema tenha se intensificado nos últimos anos.