Que amassou fobia?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A amaxofobia é o medo de conduzir. Segundo um estudo sobre ansiedade e condução, mais comum do que se possa pensar.

Confira abaixo quais são os mais comuns.

  1. Aulas especializadas. ...
  2. Exposição ao medo. ...
  3. Terapia cognitivo-comportamental e dessensibilização gradual. ...
  4. Hipnose. ...
  5. Meditação.

Portanto, a nictofobia é definida como o medo do escuro ou da noite. São usados como sinônimo os termos “escotofobia” (medo da escuridão), “aclufobia” (medo da névoa) e “ligofobia (medo do crepúsculo).

O tratamento deve ser interdisciplinar, com ênfase na reabilitação nutricional e acompanhamento psicológico (sobretudo com as técnicas cognitivo-comportamentais). Além disso, deve ser implementado o mais breve possível, em função das complicações clínicas associadas.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

Na verdade, todos nós em algum momento tivemos ou teremos medo de amar. Este receio pode se manifestar de diferentes formas ou em fases distintas de um relacionamento amoroso, pois todos tendemos a criar algumas barreiras que nos protegem de ser magoados.

Os indivíduos que sofrem desse medo irracional de se apaixonar por alguém e formar laços emocionais, ao se perceberem diante desse sentimento, podem ter sintomas como náuseas, suor excessivo, respiração acelerada, falta de ar, dores no estômago, taquicardia, choro e até ataques de pânico.

Filofobia – significado
Os indivíduos que sofrem desta fobia tem medo do amor romântico ou de formar laços emocionais, de qualquer tipo.

Segundo ela, a palavra alodoxafobia vem das palavras gregas “állis” que significa “outro” ou “diferente”, “dóxis” que significa “crença” e de “fobia” que significa “medo patológico”, “o que explica o conceito da patologia: medo dos pensamentos dos outros sobre si, sempre com a sensação de julgamento.

Doenças psicológicas como depressão e esquizofrenia tornam as pessoas inaptas para dirigir veículos, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Os laudos emitidos pelo médico e pelo psicólogo podem impedir a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Qualquer transtorno de ansiedade pode afetar a maneira como o condutor dirige e como se sente no trânsito. Ela afeta a percepção e atenção e, dependendo da intensidade, pode travar a pessoa, que terá muita dificuldade para dirigir”, explica a psicóloga.

Espectrofobia também referida como fasmofobia, é um transtorno psiquiátrico caracterizado pelo medo irracional de fantasmas (aparência imaterial) ou espectros.

Portanto, a nictofobia é medo exacerbado do escuro ou da noite. A fobia pode gerar o desenvolvimento de um quadro de depressão, de ansiedade ou de pânico. O medo do escuro, normalmente, se inicia na infância e é considerado uma coisa “normal” do desenvolvimento infantil.

Abstract: Introdução: A disfagia psicogênica resulta de alterações emocionais e psíquicas, com queixas frequentes de dificuldade para engolir. Na literatura raramente é descrita a atuação fonoaudiológica no tratamento de distúrbios da deglutição de etiologia psicológica.

Qualquer sensação de ameaça pode gerar o medo, seja ela física, psicológica ou moral. Algumas vezes, as pessoas dão outros nomes para essa sensação, como: apreensão, preocupação, ansiedade ou angústia. No entanto, todas essas outras emoções são motivadas pelo medo do que possa acontecer.

Alguns benzodiazepínicos – clonazepam, bromazepam e alprazolam5, 51-55 – podem ser úteis no tratamento da fobia social.