Que altura fica a murta?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A espécie arbustiva possui folhas escuras, flores pequenas quase brancas e pode chegar a até 5 metros de altura, quando cultivada em condições ideais de clima e espaço.

Como plantar e cultivar a murta de cheiro
O local de cultivo deve ser ensolarado, com solo sem encharcamentos e um pouco ácido.

Suas raízes são profundas, não danificam calçadas e nem redes subterrâneas. Por atingir 15 metros, melhor ser plantada contra a rede elétrica. É uma linda arvoreta muito utilizada na arborização urbana. Tem florescimento esplendoroso, é decídua e tolerante a podas drásticas.

Propriedades. As folhas da planta possuem ação expectorante, assim como antisséptica do aparelho respiratório, sendo bastante útil em casos de sinusite, tosse e bronquite. A planta pode ser usada ainda no tratamento de diversos problemas do aparelho genito-urinário como cistite, uretrites e corrimentos vaginais.

A rega deve ser feita com constância, especialmente em épocas mais quentes. As mudas de murta para cerca viva são muito fáceis de cultivar, permitindo que seu desenvolvimento seja rápido. O solo deve ser preparado com areia e adubo orgânico, aumentando assim a drenagem e a fertilidade.

murta

Uma das plantas para cerca viva de crescimento rápido é a murta. Porém, ao contrário da espécie anterior, ela costuma chegar a incríveis 5 m de altura. Além disso, ela se adapta facilmente aos diferentes tipos de climas e solos, sendo bem versátil. Essa opção é uma das plantas para cerca viva que você mais vai adorar.

Além das folhas, que podem ser usadas em chá, as bagas e as flores também podem ser consumidas.

A murta é um arbusto que nasce no deserto, e as suas folhas exalam uma fragrância agradável quando são trituradas. Esses arbustos eram usados pelo povo judaico para cobrirem as tendas durante a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot.

Para plantio como cerca viva o ideal são 4 mudas por metro.

Quanto à época de plantio, o ideal é que seja feito durante o outono, para favorecer o desenvolvimento das raízes e o crescimento da planta durante a primavera.

Assim como o Ipê, o Jacarandá é uma árvore grande, de raízes bem profundas e por isso não danifica calçadas.

Murta-comum, Murta-verdadeira, Murta-do-jardim, Murta-cheirosa ou Murta-cultivada (Myrtus communis)

A poda de raízes é outra técnica utilizada para controlar o crescimento vegetativo e produção de pomáceas. Esta técnica consiste na redução da área radicular das plantas através da poda, e assim, reduzindo o fluxo de nutrientes, água e hormônios para a parte superior da planta e, assim, limitando seu crescimento.

“A murta deve ser cultivada a sol pleno, em solo fértil e bem drenado, com terra orgânica e irrigação pelo menos três vezes na semana”, ensina a paisagista Rayra Lira, JLira Green Life.

A murta, ou Murraya paniculata, é uma planta arbustiva nativa do Sul da Índia. Popularmente conhecida como murta-de-cheiro, é uma árvore perenifólia, já que não perde folhas. A principal característica da espécie é formar arbustos densos, que podem chegar até cinco metros de altura.

Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra jasmim e flor-de-laranjeira.

Árvore de Imperatriz

Árvore de Imperatriz: bastante indicada para paisagismo e reflorestamento, a árvore de imperatriz é uma árvore de crescimento rápido para sombra que atinge 4 metros de altura em apenas 2 anos, podendo atingir até 16 metros de altura, em sua fase adulta.

É importante escolher um local com solo bem drenado, pois a planta não gosta de solos encharcados. É recomendado adicionar composto orgânico ao solo antes do plantio e regar frequentemente para manter o solo úmido. Para estimular o crescimento da murta, é aconselhável adicionar fertilizante a cada três meses.

Com uma trena ou fita métrica, demarque os lugares onde deseja fazer o plantio (muda por muda). Para uma cerca viva, o aconselhado é plantar 1 muda por metro (caso queira fazer um quebra-vento, a distância indicada é de 2,5/3 metro por muda).

Sansão do campo (Mimosa caesalpiniifolia)
Ele apresenta rápido crescimento que contém vantagens que o tornam ideal para a formação de cerca viva. O sansão do campo necessita de pouquíssima manutenção dependendo da situação, por ser bastante rústico e resistente, dispensando inclusive as podas.

Algumas plantas que sugiro são capim limão, gardênias, azaleias, formio, araçá, alpínias, acerola, pitanga e buchinho.