Que acontece quando a pele descasca na ponta dos dedos?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Pelo relato, ela acredita que pode se tratar de uma dermatite, que pode ser alérgica ou irritativa –a última geralmente é relacionada a sabonetes, detergentes e produtos de limpeza em geral. Mas o problema também pode ser uma desidrose (doença que provoca pequenas erupções na pele) ou até psoríase.

Use hidratantes profundos, que contenham em sua fórmula substâncias que formam uma “barreira” contra a perda da umidade, como a dimeticona ou a glicerina. Cremes são mais espessos que loções, e devem ter a preferência para uso noturno. Lembre-se de massagear bem as mãos, não esquecendo das pontas dos dedos e cutículas.

Ictiose é o termo médico utilizado para designar diferentes doenças que fazem com que a pele fique extremamente seca, chegando a descamar e a causar, inclusive, alterações na morfologia corporal do paciente.

Uma das principais causas da descamação da pele está associada com a falta de hidratação e o ressecamento da pele, por isso, além de uma rotina completa de skincare, é importante dar atenção para o passo de hidratação no momento de cuidar do rosto.

O que passar na pele descascando
Para isso, a dermatologista aconselha reforçar a hidratação: “Use hidratantes para peles sensíveis, que contenham ativos calmantes e que reduzam a sensação de desconforto e repuxamento. Borrifar água termal geladinha entre as aplicações de creme e deixá-la secando sozinha também ajuda”.

“Em geral a pele fica descascando quando ela tá muito ressecada, desidratada ou um pouco irritada. Se você usa substâncias ou produtos muito agressivos, ou em concentrações muito altas, você pode desidratar ou irritar a sua pele, o que faz com que ela acabe descamando”, ressalta a dermatologista.

A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.

A dermatite das mãos e dos pés é uma dermatite crônica, caracterizada por pele vermelha, descamativa e espessada nas mãos, nos pés ou em ambos.

Além de um simples ressecamento da pele, as rachaduras nos pés e mãos podem ser causadas por uma série de doenças, como micose, dermatite e ictiose. Apenas o exame clínico pode definir se existe uma causa que necessite de tratamento específico ou simplesmente de agentes para hidratação.

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.

Não é indicado retirar a pele descamada, porque a pele fica mais exposta e assim mais vulnerável ao contágio de doenças e infecções. Quando a pele descamada está no estágio de regeneração os cuidados devem ser ainda mais constantes, sendo redobrados no dia a dia.

Bicarbonato de sódio. Acredita-se que o bicarbonato de sódio age como um esfoliante suave removendo as células mortas da pele, a descamação e a coceira. Ele também possui propriedades antifúngicas que podem ajudar a acabar com a caspa.

"É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.

A pele seca é uma pele que possui características muito específicas, como descamação, coceira, aparência sem viço e luminosidade, aspecto esbranquiçado, sensação de repuxamento, ardor, sensibilidade, manchas vermelhas e textura escamosa, podendo, nos casos mais graves, ter até feridas.

Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.

Descrição: É uma doença cutânea de origem desconhecida e não-contagiosa. Pode acometer ambos os sexos e em qualquer idade. Causa: Como se trata de uma doença de causa desconhecida, o tratamento, orientado por um dermatologista, deve ser dirigido para a causa que desencadeou o quadro.

Caracteriza-se por numerosas vesículas (pequenas coleções líquidas na pele) que lembram os grãos de sagu, o que se deve à infiltração sudoral entre as células da pele. As vesículas podem se agrupar formando bolhas maiores. Quase sempre a disidrose involui em uma a três semanas, mas pode se tornar crônica.

Causas da disidrose
Não existe uma razão específica para o problema. Contudo, fatores como estresse, sensibilidade ao níquel, alergias e doenças dermatológicas, como a dermatite atópica e psoríase, podem favorecer o surgimento das vesículas.

A dermatite fototóxica e fotoalérgica são reações inflamatórias exageradas em consequência da exposição solar, induzida pelo contato com substâncias ou com ingestão de medicamentos, sendo conhecido como fotossensibilidade.