Que a verdadeira estrela do Natal?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

O significado da estrela de natal está relacionado ao nascimento de Jesus. Ela representa a estrela de Belém que, segundo a tradição cristã, foi a estrela brilhante que anunciou e guiou os três reis magos até o local do nascimento de Jesus.

A estrela de Belém é um símbolo da tradição cristã, que teria marcado o nascimento de Jesus Cristo, indicando aos Três Reis Magos o local exato de onde estaria o prometido Messias.

Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém ou Estrela Guia e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.

Significado do Papai Noel
O "bom velhinho", gordinho e simpático, representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus. Na época do Natal, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar.

Significado de Estrela
substantivo feminino Astro dotado de luz própria, observável sob a forma de um ponto luminoso. Qualquer corpo celeste ou astro que pode ser avistado no céu à noite. [Figurado] Artista muito famoso: estrela de cinema.

O nascimento de Cristo é contado na Bíblia
José, um carpinteiro, levou sua esposa, Maria, à cidade de Belém, a fim de participar de um censo. Maria estava “grávida”, prestes a milagrosamente dar à luz a Jesus Cristo, o filho de Deus (ver Lucas 2:1–6).

Na Basílica da Natividade em Belém, uma estrela prateada com 14 raios ondulantes marca a localização tradicionalmente reivindicada como sendo a do nascimento.

O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

Assim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi. Outra interpretação é que um dos triângulos representa o homem e suas três vertentes (corpo, alma e espírito), e o outro remete a Deus e à Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo).

Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

A Bíblia não diz em qual data Jesus nasceu, mas afirma que foi durante a noite. Por isso, a madrugada de 24 para 25 de dezembro é conhecida como “noite feliz”, e carrega enorme importância para a maioria dos países cristãos.

O Forte dos Reis Magos recebeu esse nome porque o início de sua construção foi consagrado com uma festa no Dia de Reis, em 1598. Seu formato de estrela permitia uma visão panorâmica de toda a costa, mas isso não impediu que, em 1633, os holandeses invadissem a cidade, mantendo o poder até 1654.

10. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos, 11.

Próximo ao Natal, o nome do fenômeno faz uma alusão à história bíblica. Segundo o livro sagrado, a Estrela de Belém teria guiado os Três Reis Magos ao local do nascimento de Jesus. "A data em que ele ocorre coincide com o solstício de verão no hemisfério Sul e a proximidade com a data comemorativa do Natal.

A Árvore do Paraíso, como é chamada, era o símbolo da festa de Adão e Eva, que acontecia no dia 24 de Dezembro, muito antes da tradição cristã do Natal. Hoje, a árvore não só representa o Paraíso como no início da tradição, mas também a salvação.

O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro e, na tradição cristã, celebra o nascimento de Jesus Cristo. As origens dessa festividade, porém, remontam a comemorações pagãs. O Natal acontece no dia 25 de dezembro e celebra o nascimento de Jesus Cristo. Outras pessoas consideram a data um período de fraternidade.

“A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explica Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria (Espanha), especialista em história do cristianismo e presidente de honra da Sociedade Espanhola ...

Como são as estrelas de verdade? As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

As estrelas têm em sua composição, principalmente, hidrogênio e hélio. Esses elementos permanecem unidos em uma grande esfera de plasma devido a um forte campo gravitacional. Por transformarem o hidrogênio em hélio, acabam criando energia em forma de raios eletromagnéticos. Por isso, geram luz e calor.