Que a justiça de Xangô frases?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Eu sou de Xangô e, no meu peito, há uma sede de justiça, muito amor e desejo pela vida. Meu Pai Xangô, me encha da sua força e me leve até a justiça. Os dias não são fáceis, mas você é mais forte. Xangô traz a justiça para todos porque ele é a justiça.

Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações. Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos.

De acordo com a lenda, Xangô era o rei de Òyó - região que hoje é a Nigéria - e possuía um caráter autoritário e violento, além de ser extremamente viril, atrevido, vaidoso e justiceiro. Conhecido por praticar uma justiça dura, justa e cega, como uma rocha - que aliás é outro elemento que o representa: a rocha.

Kaô Kabecilê! Dia de Xangô, deus da Justiça, dos raios, dos trovões e do fogo.

“Xangô é uma das entidades mais reverenciadas e queridas. Manifesta-se com ênfase, com violência, com muita força, carregando seu machado, o oxê, e o maracá, o xerê.

Seus números para sorte: 5 e 6. Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça.

Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. Xangô é um dos orixás mais poderosos, deus do raio, do fogo, do trovão.

Hoje é dia de Xangô, dia de agradecer pelo seu cuidado e pela sua justiça. Saravá, Xangô! Assim como meu Pai Xangô, eu penso antes de agir para sempre escolher o caminho da justiça. Eu sou filho de Xangô e vou lutar com ele ao meu lado.

Saudação à Xangô
Expressão corporal: o movimento para Xangô é feito alternando as mãos: uma vai para a testa e a outra para a nuca, e vai alternando. Em outras casas, a expressão corporal é diferente, colocando as mãos na cabeça, logo em cima das orelhas, e em seguida espalmando-as em direção ao alto.

“Olori Xangô”, explica o historiador Luiz Antonio Simas, seria algo como “Xangô mora na minha cabeça” em iorubá, a língua falada em parte da Nigéria e típica dos candomblés nagôs do Brasil. E o “eieô” é um evocativo, para reforçar a força do orixá.

Ele é o Orixá do raio e do trovão. Um dado saliente sobre a figura do senhor da justiça é seu mau relacionamento com a morte. Se Nanã como Orixá é a figura que melhor se entende e predomina sobre os espíritos de seres humanos mortos (Eguns), Xangô é que mais os detesta ou os teme.

Oração para Xangô: proteção de Xangô
Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados.