Que a figueira não floresça na Bíblia?

Perguntado por: lcarvalho7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

17. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 18. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.

Habacuque 3:17-19 (Ainda que a figueira não floresça) - Bíblia.

Tal como Jeremias e Joseph Smith, Habacuque fez perguntas sinceras e audaciosas a Deus que denotavam preocupação por seu povo e com os planos que o Senhor tinha para eles. Ao estudar o livro de Habacuque, os alunos vão aprender o valor de levarem suas preocupações e dúvidas ao Pai Celestial em sincera oração.

Motivos de oração em Habacuque 3
Podemos orar por essa mesma confiança em meio às dificuldades, pedindo a Deus que nos ajude a confiar em Sua fidelidade e amor, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis. Esperança na salvação: Habacuque confiou na promessa da salvação que Deus havia feito ao Seu povo.

Ela tem conexão com o sagrado, simbolizando prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

Lições práticas acerca da figueira. A passagem bíblica da figueira infrutífera ressalta a importância de darmos frutos e que a ausência deles nos traz reprovação. Por isso, devemos estar preparados, sempre produzindo, porque o Senhor a qualquer instante pode requerê-los.

Pelas suas proporções, a figueira é uma espécie indicada para plantio em áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços. Esta espécie tem grande importância na preservação por fornecer alimentos a aves, morcegos e outros animais dispersores de sementes.

O tipo de constituição: uma videira para dar fruto precisa de temperaturas mais baixas, serenas. Já uma figueira produz em temperaturas mais quentes, no calor. Elas possuem gostos diferentes. O tempo de produção: uma videira tem tempo de produção mais rápido, entre 85 a 180 dias.

A resposta divina a respeito do julgamento dos perversos (2.2-20). Dos versos 2 ao 20, veremos a resposta divina a respeito do julgamento dos ímpios. Deus respondeu a Habacuque afirmando que haveria vida para os justos e aflição para os ímpios. Deus mostrará que ele é justo para com aqueles que têm fé nele.

Habacuque 3:17-19 NAA
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado, mesmo assim eu me alegro no SENHOR, e exulto no Deus da minha salvação.

Ministério Baluarte em Tingui's post. caso da oliveira, o produto é a azeitona.

Seu significado remete a tornar mais vivo, animado, desperto e forte. No contexto religioso, é quando o Espírito de Deus traz nova vida ao seu povo. Nesse sentido, é preciso também considerar o conceito de reforma, ou seja, mudança de vida, ânimo espiritual e vontade de ser instrumento de Deus.

Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote. Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.

O capitulo de Habacuque 3 é uma forma de salmo. É um chamado profético que Habacuque conclama os justos a fortalecerem sua esperança no Senhor. Ele trás à memória sobre a meditação dos atos passados do Senhor. Ora para crise que seu povo vivia e alegra sobre a libertação vindoura.

2 Então o Senhor me respondeu, e disse: aEscreve a visão, e grava-a claramente em tábuas, para que nelas leia o que correndo passa. 3 Porque a visão é ainda para o tempo determinado, pois no fim falará, e não mentirá; se tardar, aespera-o, porque certamente virá, não tardará.

Os avivamentos são marcados pelas constantes orações, seja individualmente ou em grupos, que costumam representar a intensa participação dos cristãos nos espaços religiosos. Tradicionalmente, um dos períodos onde costumam ocorrem mais avivamentos é o da Páscoa.

A sentença paralela “na ira” (isto é, no meio da ira), no entanto, mostra que “no meio dos anos” significa “nos anos do nosso atual exílio e calamidade”.

No Egito as “Figueiras” eram muito reverenciadas, pois simbolizam a Abundância, a Prosperidade e a Sabedoria Espiritual. Os Egípcios utilizavam Figos, o fruto da “Figueira”, nos Rituais de Iniciação, já os Faraós pediam para colocar Figos secos em suas sepulturas.

nome feminino
Árvore da família das moráceas cujo fruto (figo) é comestível. Origem etimológica:figo + -eira. Colectivo:figueiral, figueiredo.

figo

Essa árvore frutífera se popularizou no território nacional por se adaptar facilmente ao clima brasileiro tendo preferência por climas mais amenos, também produz o figo, fruto muito apreciado na culinária brasileira.

[Figurado] Ter resultados positivos, favoráveis (ex.: o investimento deu frutos a curto prazo).