Que a cruz Sagrada seja a minha luz latim?

Perguntado por: bcapelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Crux Sacra Sit Mihi Lux.

Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS – IN – OBITU – NRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR – “Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte”.

Essas preces são usadas para alcançar a proteção de Cristo, então, após terminar a oração, peça a intercessão do Filho de Deus para receber os milagres na sua vida!

A cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilitam o perdão dos pecados e reconciliação com Deus. O sinal da cruz, o ato de se benzer é um gesto tradicionalmente católico.

Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux – ” Não seja o dragão meu guia”. No alto da cruz está gravada a palavra PAX (“Paz”), que é lema da Ordem de São Bento.

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Ao topo dela está a palavra Pax, que significa "paz". Formando um círculo em volta do símbolo estão as letras V R S N S M V que significa "Retira-se, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs" e também as letras S M Q L I V B, que é "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos".

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34)

Vivem no mosteiro dedicados à oração, com exclusividade, mas carregando a cruz de cada dia, a cruz da vida fraterna, da convivência humana, a aceitação da própria natureza, das doenças e enfermidades.

A cruz de Cristo é a chave que nos abre para a vida nova! Para alguns, é loucura pregarmos Jesus Cristo Crucificado; para outros, é escândalo, mas para nós é o poder, a salvação e a libertação de Deus. Em todas as nossas igrejas, capelas, casas e em tudo aquilo que nós fazemos, a cruz de Cristo deve ser estar presente.

O étimo de cruz é o latim cruce-. As expressões que cita significam "pregado numa cruz". Por outro lado, e para mais larga informação, a cruz é um dos símbolos atestados desde a mais alta antiguidade, e a tradição cristã enriqueceu prodigiosamente o seu simbolismo.

Salmo 27. "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? * 2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

Jesus Cristo, protege-me e defende-me com o poder de tua Divina Graça e a Virgem de Nazaré me cubra com o sagrado e divino manto, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições; Deus, com sua Divina Misericórdia e grande poder seja o meu defensor contra a maldade e perseguição de meus inimigos.

Salmo de Davi. 1 aContende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; bpeleja contra os que pelejam contra mim. 2 Pega do escudo e do broquel, e levanta-te em minha ajuda. 3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

#1 Josué: convicção e fé
Desde pequenos ouvimos a história de Josué, que orou e o sol parou por quase um dia inteiro. Entretanto, apesar de crescermos escutando essa oração tão poderosa, não nos damos conta, efetivamente, da sua dimensão.

livra-me depressa se a minha firme Rocha uma casa fortíssima que me salve porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza. assim por amor do teu nome guia-me e encaminha-me tira-me da rede que para mim esconder pois tu és a minha fortaleza nas tuas mãos Encomendo o meu espírito.

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate. Cubra-nos com vosso escudo e nos livre dos embustes e ciladas do Maligno”. “Ó meu Deus, subjugue o Mal para sempre. E vós, São Miguel Arcanjo, príncipe da milícia celeste, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo a perder almas.