Quantos zeros tem um Gugol?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Gugol é o número 1 seguido de 100 zeros. Este nome surgiu quando em determinada ocasião, o matemático americano Edward Kasner perguntou ao seu sobrinho de 9 anos, Milton Sirotta, qual era o maior número que existia.

Milton não só cunhou o termo gugol ("googol" em inglês), como também gugolplex ("googolplex"), que se refere a um 1 seguido de uma quantidade gugol de zeros. O termo também se popularizou.

Googólgono é um polígono com um googol de lados. Se regular, para todos os efeitos (devido ao seu ângulo de praticamente 180º), tal figura seria praticamente igual a um círculo.

O matemático americano Eduardo Kasner pediu ao filho que desse um nome a um número muito grande, que consistia do algarismo 1 seguido de 100 zeros. Seu filho batizou o número de gugol. Mais tarde, o mesmo matemático criou um número que apelidou de gugolplex, que consistia em 10 elevado a um gugol.

O Número googol
Um número maior ainda é chamado googolplex, que é um número 1 seguido de googol zeros.

O centilhão é o número 1 seguido de, pasme, 600 zeros e representa a centésima potência de 1 milhão.

Número dez seguido de 42 zeros, ou 10 elevado à quadragésima segunda potência.

O maior deles foi descoberto por um norte-americano e conta com 23.249.425 dígitos. Para ser encurtado, o número recebeu o nome M77232917 e pode ser representado pela equação 277.232.917 – 1.

Um googolplex é dez elevado a um googol, que por sua vez é o dez elevado a cem.

O termo Google tem origem na matemática, google vem de googol, que é o número 10100, ou seja, o dígito 1 seguido de cem zeros.

Segundo a Google Inc., "Google é um trocadilho com a palavra googol, que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros.

Gugol

Gugol é o número 1 seguido de 100 zeros.

Respondendo a pergunta inicial da palestra, o que é o infinito, os alunos responderam que “algo que não podemos contar”. A partir daí, Hugo iniciou sua palestra com objetivo de demonstrar que, matematicamente, o infinito pode sim ser contado.

Assim, os números naturais são um exemplo de um conjunto infinito, ou seja, que não tem fim, não acaba nunca. O símbolo do infinito (um “oito deitado”) representa esta idéia de algo a que nunca se chega.

O infinito não tem fim.

Significado de Undecilhão
numeral cardinal 1.000 decilhões (1036 ou 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000).

Significado de Zilhão
Z + ilhão, de formação igual a milhão.

zero, mil, milhão, bilhão, trilhão, quadrilhão, quintilhão (quinquilhão), sextilhão, septilhão, octilhão, nonalhão, decilhão, undecilhão, dodecilhão, tredecilhão, quatrodecilhão, quindecilhão, sedecilhão, septendecilhão, octencilhão, nonencilhão, vigintilhão, trintetilhão, quntetilhão, sextetilhão, nonentilhão...

Dentre todas as curiosidades dessa lista, certamente o poder do algarismo 4 é um das mais intrigantes. Você sabia que é possível formar qualquer número inteiro de 0 a 100 utilizando quatro numerais 4 e sinais de operações matemáticas, como soma, subtração, multiplicação, divisão, entre outros?

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.