Quantos watts usar no banheiro?

Perguntado por: oguimaraes9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia.

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Mais do que estético, o revestimento da área do box do banheiro deve estar alinhado com o uso dos moradores e o estilo do ambiente

  1. Porcelanato. Para quem prefere padrões mais tradicionais, o porcelanato é uma escolha certeira. ...
  2. Pastilhas. ...
  3. Cerâmicas. ...
  4. Revestimento 3D. ...
  5. Hexagonal. ...
  6. Cimento queimado. ...
  7. Pedra. ...
  8. Madeira.

O ideal é que seja entre 3000k, que é amarela, e 4000k, que é o branco neutro. A lâmpada LED é boa ainda por não esquentar. Outro fator interessante para aplicar nos espelhos são as fitas de LED. O legal é que elas são muito versáteis, são fáceis de instalar e têm um ótimo custo benefício.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Então resumidamente, ligar equipamento 220 em tomada 110, deixa seu equipamento com baixa potencia, rendimento, não é recomendável.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

“Um aquecedor vai consumir em média 1500 watts de energia enquanto um ar condicionado de 12000 BTUs vai consumir apenas 1100 watts de energia para o mesmo serviço”, completa o especialista.

Em uma tomada de 10A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 10A. A potência máxima permitida em 127V é de 1270W (127V*10A), e para 220V a potência máxima permitida é de 2200W (220V*10A).

Portanto: 3.514,80 / 1.000 = 3,5148 kW. Complementando as dicas de aferição, mostramos a seguir como calcular a quantidade de BTU necessária para abastecer um cômodo.

Levando em conta a explicação do tópico anterior, podemos comparar as diferentes tipos na equivalência de lâmpadas. Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens.

spots 5W — têm o facho de luz direcionável, com ajuste em até 180º. Iluminam até 120cm de área plana; spots 7W — criam vários pontos de luz, espalhando a claridade de maneira uniforme.

Para termos ideia, uma lâmpada incandescente de 60W corresponde a uma fluorescente compacta de 15W, que por sua vez equivale a uma LED de 9W.

Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia.