Quantos watts suporta uma tomada de 20 amperes?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

O fio geralmente usado é de 4 mm e disjuntor de 20 Amperes , no caso de uma rede 220v pode-se usar o fio de 2,5 mm . A fiação ideal 4 mm, dependendo da carga a ser acionada.

Se seu produto for 110V, precisará de uma tomada de 20A; se for 220V, uma tomada de 10A. Providencie o aterramento conforme a norma NBR5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O fio terra do produto não pode ser ligado ao neutro da rede elétrica nem a canos de água ou de gás.

Tomadas com 3 Orifícios, de 4,8 mm de Diâmetro
É essencial que esses aparelhos sejam conectados a tomadas com a mesma amperagem ou uma amperagem superior para garantir o funcionamento correto e seguro.

Jamais. Ao ligar um equipamento de maior potência em um ponto não projetado especialmente para essa ação, há risco de curto-circuito em toda a instalação elétrica. Esse tipo de adaptador de amperagem não é regulamentado e o seu uso pode também causar derretimento dos fios.

Qual a tomada para chuveiro elétrico? O chuveiro elétrico tem uma potência em watts consideravelmente elevada, dependendo do modelo do chuveiro ele pode chegar até 40 Amperes de corrente nominal. As tomadas tem a corrente máx de 10A ou 20A que é bem inferior ao que o chuveiro elétrico necessita.

10A

Use uma tomada exclusiva. Embora a maioria das nossas geladeiras use tomadas de 10A (ampères), essa configuração pode variar de um modelo para o outro. Acesse o manual do modelo desejado para mais informações se necessário.

As tomadas do tipo TUE são de corrente máxima de 20A cerca de 2540 watts em 127V cada uma utilizando o fator de potência 1.0, e cerca de 4400 watts em 220v com o FP 1 corrente máxima suportada pela tomada de 20A.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Elas são ideais para ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias, onde são instalados os equipamentos que precisam de mais capacidade elétrica. Se você não tem certeza sobre como será a disposição dos equipamentos, é sempre melhor garantir com a instalação de tomadas de 20A.

Não. Os adaptadores de tomada não devem ser utilizados, pois podem causar danos no cabo de força do aparelho.

Adaptadores e extensões não garantem segurança de uso e são potenciais “ladrões” de corrente. Podem super aquecer, causar choques elétricos, curto circuitos e aumento de consumo. Não troquem a tomada da sua Air Fryer.

A fritadeira Mondial Family tem um metro de cabo e não há local para enrolar ou retrair o cabo. Em 127V o plug é de 20 amperes e em 220V o plug é de 10A.

Resposta da empresa
Recomendamos que este aparelho seja ligado diretamente a uma tomada elétrica independente. Qualquer defeito de outro aparelho ligado a este mesmo circuito de alimentação poderá provocar danos no equipamento. Então não utilize adaptadores, extensões ou réguas.

Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.

Isso acelera a adaptação ao padrão brasileiro e diminui o uso de adaptadores ou benjamins, também conhecidos como 'T', que devem ser evitados, principalmente em produtos com capacidade de corrente acima de 10 ampères (condicionador de ar, secadora de roupas, micro-ondas, lava louça, lavadora de roupas com aquecimento, ...

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

O chuveiro, como sabemos, é um item que consome muita energia. Ele exige uma alta corrente e, por isso, não pode ser ligado em tomadas comuns em casa (que suportam corrente de 10A a 20A). É necessário também, contar com o conhecimento profissional para evitar qualquer tipo de acidente elétrico.

Pode ligar sua geladeira sem susto. A informação de 20A e 250V é a capacidade máxima de uso da tomada. O pino da geladeira é de 10A e pode ser utilizado na tomada de 20A. Os pinos de 20A não encaixam nas tomadas de 10A e não devem ser usados com adaptadores.