Quantos watts para um quarto?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Em resumo: a melhor luz para o quarto é a amarela de LED.
Isso porque ela é a que menos violenta com o nosso ritmo circadiano e a mais amigável à conta de energia.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia.

Calcule a quantidade de pontos de luz ideal para cada cômodo
Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

Levando em conta a explicação do tópico anterior, podemos comparar as diferentes tipos na equivalência de lâmpadas. Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens.

Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

Nos quartos, uma iluminação que crie um ambiente de relaxamento é fundamental. A luz indireta contribui para isso, por isso, uma dica é deixar as lâmpadas de LED em cantos estratégicos: embutidas nos móveis, atrás do espelho, ou no contorno de algum quadro na parede, por exemplo.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia.

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz. Um chuveiro, por exemplo, também apresenta um valor em watts, mas não emite luz.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Ilumine dentro do box do banheiro
Por exemplo, você pode usar uma lâmpada fria no centro, atendendo a funcionalidade mais simples de iluminar o banho, e lâmpadas quentes ao redor, criando uma atmosfera de relaxamento. Os spots são uma das principais formas de iluminar dentro do box.

Iluminação dentro do box
É preciso tomar cuidado com o tipo de luminária a ser usada no box. Ela deve ser clara o suficiente para realizar a higiene pessoal e não pode deixar de ser aconchegante. Por isso, nesse espaço é recomendado o uso de luminárias tipo painel de LED, seja de embutir ou de sobrepor.

A Lâmpada Led Bulbo, é ideal para ambientes residenciais e comerciais e substituem as econômicas bem como as incandescentes leitosas.