Quantos watts para iluminar a mesa de jantar?

Perguntado por: tferreira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quantos lúmens são necessários para uma luminosidade adequada na sala de jantar? Para LEDs, 470 lúmens (40 watts) ou 806 lúmens (60 watts) são ótimas escolhas para colocar a luz certa na sua comida.

Tipos de iluminação para sala de jantar
É recomendável que em um cômodo versátil, como a sala de jantar, diferentes tipos de fonte de luz sejam utilizadas. Luminária, lustre, abajur, arandela, lâmpada de teto, velas, luz natural: há diversas opções de iluminação disponíveis para a sala de jantar.

LED

Melhor tipo de lâmpada para luminária de mesa para estudo
Dentre as opções de lâmpadas da atualidade, sem dúvida a melhor opção são as LED, por dois motivos chave. Em primeiro lugar, por sua durabilidade e qualidade, oferecendo locais bem iluminados e por muito mais tempo que os outros.

A distância entre a iluminação e o tampo da mesa deve ser de aproximadamente 90 cm, variando de acordo com a luminária. Nem sempre deve ficar no centro da mesa. Devemos analisar se a luminária e a lâmpada iluminam toda a área da mesa, se ofuscam demais, se são muito claras ou se esquentam bastante.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

De acordo com a norma NBR 5413 5.3.65, determina o nível de luminância mínima 100 lux, médio 150 lux e máximo 200 lux para luz geral na sala de jantar, e para luz local como mesa e quadros mínimo 300 lux, médio 500 lux e máximo 750 lux.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

Use pontos de luz direta
Para dar destaque em elementos da sala de jantar e de estar, você pode escolher pontos de luz direta, com pequeno alcance, para que não interferir em outros ambientes. Com este recurso você consegue realçar elementos do seu espaço, como quadros ou móveis, direcionando a atenção para eles.

Outra forma de iluminar uma cena para o anoitecer ou amanhecer é usando dois rolos de gel – um azul e um ND9. Corte ambos os géis to tamanho da janela e, em seguida, coloque o gel azul e ND9 um sobre o outro antes de colocá-los na janela. Se o sol estiver muito forte, adicione outra camada de ND9 à janela.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Use luminárias de mesa de luz direta em locais onde você execute uma atividade que exija sua concentração como ler, trabalhar, estudar, desenhar, costurar, etc. Luminárias de foco dirigível são a melhor opção para iluminar mesas de estudo, escritório, cabeceira ou cantos de leitura.

6.000 a 6.500K – Luz Branca (fria) 4.000K – Luz neutra (branco suave)

Para isso, a regra é simples: prefira lâmpadas que possuem maior eficiência, emitem menos calor (o que gera também uma importante economia de energia). Neste aspecto, as de LED são as melhores opções.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

Temperatura neutra para iluminação de cozinha:
Sua temperatura normalmente varia entre 4.000 e 4.500 Kelvin. A lâmpada neutra é ideal para banheiros, cozinhas e outros ambientes onde se executem tarefas que demandam um nível normal de atenção.

O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu.

Maior eficiência
As lâmpadas LED são até 10 vezes mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e as halogenas. Isso significa que uma lâmpada LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à lâmpada incandescente ou halógena de 100W.

Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens. Já para as fluorescentes, se tomarmos como exemplo uma de 12W, será equivalente a uma de 6W de LED, com emissão de 390-550 lúmens e uma de 50W das incandescentes.