Quantos W para iluminar sala?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Watts e lúmens são duas informações presentes em lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de LED.
...
Como calcular e escolher a lâmpada ideal.

AMBIENTEILUMINÂNCIA MÍNIMA EM LUX
Sala de estar (luz geral)50 a 100
Sala de estar (tarefas rápidas)150
Sala de estar (ler, estudar)300
Sala de jantar50 a 200

Spots 5W — foco de luz mais amplo, geralmente possuem ajuste em até 180º. Iluminam até 120cm de área plana; Spots 7W — Foco de luz amplo responsável por uma iluminação mais intensa e uniforme. Iluminam até 150cm de área plana.

Quanto ilumina um plafon de 25W? O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m². Já o plafon LED de 24W, por exemplo, é adequado para locais de até 16m².

Apesar de poder ser utilizada em todos as aplicações e estar cada vez mais na moda, a temperatura 4000K (Luz Neutra) é a mais adequada para comércio ou escritórios.

O branco puro é indicado para lugares como cozinhas e banheiros e o branco cálido para quartos e salas de estar. Se é necessário forçar a vista com livros, por exemplo, o mais indicado seria optar por uma iluminação mais fria.

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV

  1. Use LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ...
  2. Prefira tons quentes. ...
  3. Invista em iluminação indireta. ...
  4. Dimerize. ...
  5. Crie um cantinho de leitura. ...
  6. Ilumine os nichos. ...
  7. Luz para as plantas.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

Ela ilumina 850 lumens com apenas 12W de consumo, sendo ideal para locais de até 8m² ou para corrigir pontos de sombra.

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

Sendo assim, a relação de lúmens por watts representa a eficiência luminosa de uma lâmpada ou luminária. Quanto maior a emissão de luz (lúmens) para o menor consumo de energia em Watts, melhor será a eficiência luminosa de uma luminária ou lâmpadas de LED.

Watts (Potência da lâmpada): esse valor indica quanta energia elétrica a lâmpada precisa para produzir luz. A unidade (W) é calculada ao multiplicar a tensão (volts) pela corrente (amperes). Fique atento, pois nem sempre um número maior significa que a lâmpada ilumina melhor.

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

A potência, medida em watts (w), é a quantidade de energia utilizada pela lâmpada para que ela possa fornecer luz para qualquer tipo de ambiente. O lúmen (lm) é a unidade de medida para obtenção do fluxo luminoso, que é a quantidade de luz que uma lâmpada pode emitir.

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

Indicada para cozinhas, instalações sanitárias, lavanderias, escritórios, home offices, além dos demais ambientes para atividades com níveis moderados de atenção.

As lâmpadas LED são as melhores opções para iluminação residencial, podendo inclusive contribuir para a decoração do ambiente. Além da eficiência, a durabilidade é uma das principais vantagens. Elas chegam a durar 3 x mais que uma lâmpada fluorescente e 25 x mais que uma lâmpada incandescente.

As lâmpadas com cores quentes (amarelas) proporcionam uma sensação de tranquilidade no ambiente, além de não forçar os olhos, por não ofuscar as imagens. O indicado é utilizar o produto com intensidade de 2700k e 3000k para garantir esse conforto visual.

A fita de led é uma solução perfeita para quem deseja iluminar e até dar mais cor a para a sala! Além de ser um elemento sustentável, é super versátil pois pode ser instalado em diferentes cantos. Na sala, o led pode ser aplicado na sanca ou no teto, na TV, na estante, na escada e até na cortina ou cortineiro.

A quantidade de spots depende da necessidade do ambiente, da distância entre os spots e quais elementos você deseja destacar no ambiente. Lembre-se de que os spots são excelentes para o destaque de objetos como móveis, esculturas e quadros.

Iluminação na sala de jantar
Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil. Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz.