Quantos vulcões tem o Chile?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Chile é um país de vulcões. Calcula-se que no território existem mais de 2 mil vulcões, com 90 deles potencialmente ativos. Estas montanhas são constantemente monitoradas e, atualmente, não existe alerta de perigo para as pessoas. Inclusive, são uns dos atrativos do nosso turismo aventura.

55 dos 67 vulcões no Japão ainda são considerados ativos. Além disso, há um vulcão submarino ativo ao largo da costa do Japão. O Japão está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, que se estende por cerca de 40.000 km ao redor do Oceano Pacífico.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Existem 40 vulcões ativos entre a Argentina e o Chile, as erupções são mais frequentes.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Vulcão Amazonas

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Há no mundo vulcões ativos geograficamente que estão mais próximos do Brasil, como o Vulcão do Fogo, na Guatemala, e o Pico do Fogo, em Cabo Verde.

Ela tem aproximadamente 160 vulcões, 29 considerados ativos.

A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos, mais do que qualquer país no mundo, a quarta maior população do mundo (275 milhões de habitantes) e o maior número de pessoas sob risco vulcânico – 8,6 milhões vivem a até 10 km de algum vulcão ativo.

Vulcões na Rússia
A erupção mais grave em termos de fatalidades, casas destruídas e danos financeiros foi causada pelo vulcão Sinarka em 01/01/1872. 61 dos 77 vulcões na Rússia ainda são considerados ativos.

Os mais recentes não se manifestaram na área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha. Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil.

Em São Gonçalo, o vulcão de Itaúna, em Itaboraí, o vulcão de Tanguá, e o terceiro é o vulcão de Rio Bonito. Há também formações na região das Agulhas Negras no Sul Fluminense. Outro vulcão é o que fica no Morro de São João, próximo à cidade de Casimiro de Abreu na região da Baixada Litorânea.

Mauna Loa

O Mauna Loa, que significa "montanha longa" em havaiano, é o maior vulcão ativo do mundo. Abrange 5.271 quilômetros quadrados e faz parte de uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí. Este vulcão sozinho cobre metade de toda a ilha.

Krakatoa, Indonésia (1883)
Localizada no Círculo do Fogo do Pacífico, a Indonésia concentra boa parte da atividade vulcânica do planeta e tem a erupção da Krakatoa como uma das mais trágicas e destrutivas. Tudo começou com a primeira de uma série de erupções iniciada em 26 de agosto de 1883.

Parque Nacional de Yellowstone

O vulcão do Parque Nacional de Yellowstone, é um dos maiores campos vulcânicos silícicos continentais ativos no mundo. O supervulcão mais conhecido da atualidade é o de Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, nos estados de Wyoming, Montana e Idaho.

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

O Vulcão de Nova Iguaçu é uma hipótese de trabalho para interpretação geológica das rochas vulcânicas, especialmente rochas piroclásticas, que ocorrem no limítrofe nordeste do maciço Mendanha, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.

Em Trindade, o extinto vulcão Paredão tem 200 mil anos apenas. Pela sua pouca idade, parte do cone vulcânico se mantém conservado ainda hoje.

Antártica

Antártica, maior concentração de vulcões da Terra: uma realidade preocupante. Tudo na Antártica é superlativo. É o continente mais frio, mais alto, mais ventoso, e o mais seco.