Quantos vulcões tem no mar?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Em 2011, um censo utilizando satélites de radar identificou a existência de 24 mil vulcões submarinos. Agora, um estudo publicado no último dia 6 de abril no periódico Earth and Space Science encontrou outras 19 mil dessas formações no fundo mar.

Pacífico

O Círculo de Fogo do Pacífico concentra a maioria dos vulcões e terremotos que ocorre no planeta.

O vulcão submarino, localizado no Monte Submarino Ahyi, a centenas de metros abaixo da superfície no Oceano Pacífico começou a entrar em erupção ao lado do ponto mais profundo da Terra: a Fossa das Marianas.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade.

Países com maior número de vulcões ativos
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.

Tamu Massif

O Tamu Massif é um vulcão submarino localizado no fundo do Oceano Pacífico, a 1.600km ao leste do Japão. Esse vulcão não só é gigante, mas é o maior vulcão submarino conhecido.

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

O que é um vulcão submarino? Um vulcão submarino é um vulcão localizado totalmente ou majoritariamente abaixo do nível do mar. Esses vulcões se formam em lugares onde o magma do interior da Terra penetra através de aberturas ou fissuras na crosta terrestre para o fundo do oceano.

O Cuexcomate na verdade é um géiser inativo, mas é conhecido com o menor vulcão do mundo. Está em Puebla e é possível entrar em sua cratera, pois há escadas de acesso. Trata-se de uma atividade interessante, principalmente pelo fato de saber que estamos dentro de um "vulcão".

Na província de Java Oriental, Indonésia, o gigantesco complexo vulcânico Kawah Ijen se estende por 22 quilômetros.

Kilauea é um vulcão

O vulcão mais ativo do mundo é o Kilauea. Está localizado no arquipélago do Havaí e é visitado por milhões de pessoas todos os anos. Kilauea é um vulcão localizado no Havaí que é conhecido por ser o mais ativo do mundo.

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

Mauna Loa

O Mauna Loa, que significa "montanha longa" em havaiano, é o maior vulcão ativo do mundo. Abrange 5.271 quilômetros quadrados e faz parte de uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí. Este vulcão sozinho cobre metade de toda a ilha.

Os mais recentes não se manifestaram na área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha. Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil.

O Vulcão de Nova Iguaçu é uma hipótese de trabalho para interpretação geológica das rochas vulcânicas, especialmente rochas piroclásticas, que ocorrem no limítrofe nordeste do maciço Mendanha, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Em São Gonçalo, o vulcão de Itaúna, em Itaboraí, o vulcão de Tanguá, e o terceiro é o vulcão de Rio Bonito. Há também formações na região das Agulhas Negras no Sul Fluminense. Outro vulcão é o que fica no Morro de São João, próximo à cidade de Casimiro de Abreu na região da Baixada Litorânea.

Em Trindade, o extinto vulcão Paredão tem 200 mil anos apenas. Pela sua pouca idade, parte do cone vulcânico se mantém conservado ainda hoje.

Há no mundo vulcões ativos geograficamente que estão mais próximos do Brasil, como o Vulcão do Fogo, na Guatemala, e o Pico do Fogo, em Cabo Verde. Ainda assim, a erupção de nenhum deles é considerada perigosa para o país latino.