Quantos vertices e arestas tem um prisma triangular?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

O prisma triangular tem como bases dois triângulos. Tem 6 vértices, 9 arestas e 5 faces, destas, duas são as bases e as demais são retangulares.

- O tetraedro tem 9 arestas.

Características fundamentais do prisma triangular
Eles têm um total de 6 vértices. Eles têm duas faces triangulares, chamadas bases, e três faces retangulares, chamadas faces laterais. As bases são paralelas e congruentes entre si. Se as bases são triângulos equiláteros, as faces laterais são iguais entre si.

Faces - cada um dos lados do sólido. Arestas - segmentos de reta que unem os lados do sólido. Vértices - pontos de união das arestas.

a pirâmide de base triangular possui oito arestas, quatro faces e quatro vértices.

Prismas retangulares são figuras tridimensionais sólidas que possuem 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. Os prismas retangulares também são chamados de cuboides, portanto, eles compartilham algumas características importantes com os cubos.

Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.

Um prisma pode ser classificado quanto ao número de lados do polígono que compõe a sua base.

  • Prismas triangulares.
  • Prismas quadrangulares.
  • Prismas pentagonais.
  • Prismas retos.
  • Prismas oblíquos.
  • Paralelepípedos.

Prisma Pentagonal

Prisma Pentagonal: base formada por pentágono.

O hexaedro, também denominado de cubo, é formado por 12 arestas, 8 vértices e 6 faces.

tetraedro regular

O tetraedro regular é um sólido platônico representante do elemento fogo, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas.

Em geometria, o tetraedro truncado é um sólido de Arquimedes. Tem 4 faces hexagonais regulares, 4 triângulos equiláteros, 12 vértices e 18 arestas (de dois tipos).

Podemos calcular o volume do prisma multiplicando a área da base pela altura do prisma. Sabemos que os prismas triangulares têm bases triangulares e também sabemos que a área de qualquer triângulo é calculada multiplicando a metade do comprimento da base pelo comprimento da altura.

São as faces triangulares de uma pirâmide, isto é, todas as faces que não são a base. São segmentos de reta formados pelo encontro entre duas faces de uma pirâmide. São as arestas encontradas entre a base da pirâmide e uma de suas faces laterais.

V – A + F = 2
Onde V é o número de vértices, A é o número de arestas e F é o número de faces do poliedro. Essa relação é válida para todo poliedro convexo, mas existem alguns poliedros não convexos para os quais ela também pode ser verificada.

Descobrindo o Número de Vértices em um Polígono
A fórmula de Euler, como usada em referência a geometria e gráficos, afirma que, para qualquer poliedro sem intersecção, o número de faces mais o número de vértices, menos o número de arestas, sempre será igual a 2. F se refere ao número de faces.