Quantos verbos pode ter uma frase?

Perguntado por: lcruz9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.

Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa que a oração sempre contém um verbo.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, um auxiliar e outro principal, este último em forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.

Frase Nominal: a frase não possui verbos em sua construção.

Frase nominal
É uma frase que não contém verbos.

Uma locução verbal é a combinação de um verbo auxiliar e um verbo principal. Esses dois verbos, aparecendo juntos na oração, transmitem apenas uma ação verbal, desempenhando o papel de um único verbo.

A oração é uma unidade sintática que se caracteriza pela presença de um ou mais verbos.

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);

O verbo é a classe gramatical que indica ação, estado, movimento, entre outros fenômenos, geralmente realizados ou sofridos pelo sujeito do enunciado. Os verbos têm uma estrutura própria, além de apresentarem diferentes modos, tempos e vozes.

Existem cerca de 11 mil verbos na Língua Portuguesa. Desses, cerca de 30 verbos caem em 99% das questões de conjugação verbal. Desses 30, há 4 verbos que você simplesmente precisa ter no sangue. Anote aí: VER (e derivados), PÔR (e derivados), VIR (e derivados), TER (e derivados).

Pertencem a este grupo os verbos: aturdir, brandir, carpir, colorir, delir, demolir, exaurir, explodir, extorquir, fremir, puir, retorquir, entre outros.

Se o verbo não pede preposição, a oração tem sujeito e o verbo sempre concordará com ele, em singular ou plural. Se o verbo pede preposição, aí ele não muda, não flexiona para o plural, porque há um sujeito indeterminado e a preposição torna o substantivo da frase um objeto direto.

Verbos principais são verbos que não necessitam de outros verbos para transmitir a totalidade da ação verbal.
...
Verbos principais

  • correr;
  • brincar;
  • estudar;
  • participar;
  • escorregar.

A estrutura básica de uma frase é a seguinte: Sujeito + predicado. Exemplo de frases: (a) O João caiu.

Existem cinco tipos de frases que são: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. Saiba mais detalhes e veja exemplos.

Frase é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada. Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o que foi enunciado tem sentido completo. Exemplos de frases: Silêncio!

O verbo “faz”, conjugado na 3ª pessoa do singular e indicativo, é usado quando você quer indicar que alguém ou algo tomou uma ação. Nesse caso, ele é um verbo pessoal, pois está sendo usado em conjunto com um pronome pessoal.