Quantos ultrassom a gestante tem direito pelo SUS?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Pois ela se tornou tão fundamental que, desde 2010, o SUS oferece cobertura integral para o exame. E serão pelo menos quatro deles: dois no primeiro trimestre e um em cada trimestre seguinte.

No Brasil, a partir daquele momento, o Ministério da Saúde recomenda no mínimo seis consultas do primeiro até terceiro trimestre de gravidez. Já a partir da 34ª semana, a consulta será realizada uma vez por mês.

Inclusão. O ultrassom morfológico é de direito de todas as gestantes durante o pré natal, ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nos laboratórios e hospitais particulares, o custo do exame pode ser de até R$ 200,00.

Conceituação: Nº de gestantes que tiveram os seguintes exames avaliados até sua 20º semana de gestação: *HIV/Anti HIV *Glicemia de jejum; *Hemograma *Teste rápido de sífilis ou VDRL; *Sumário de Urina (EAS) ou Urocultura .

Próximos ultrassons na agenda da mamãe
No intervalo entre 20 e 24 semanas, a grávida deve realizar seu terceiro ultrassom para ter certeza sobre o sexo do bebê, que o médico já pode ter detectado a partir da 16a. semana.

Essas ondas sonoras são ondas mecânicas com uma freqüência acima da faixa de audição humana. Logo, o uso frequente da ultrassonografia não faz nenhum mal à saúde e ao desenvolvimento do bebê.

A gestante deve ter, no mínimo, seis consultas de pré-natal, preferencialmente uma até o 3º mês, duas entre 4º e 6º mês e três entre o 7º e 9º mês de gestação. A partir do 9º mês as consultas devem ficar mais frequentes.

A realização do ultrassom na gravidez tem objetivos específicos para cada fase e é comum que seja realizado pelo menos um exame a cada trimestre de gestação. Contudo, não há uma quantidade certa ou ideal de quantos devem ser feitos.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:
Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

5. Qual é o valor de uma Ultrassom Morfológico? O Ultrassom Morfológico é um exame um pouco mais caro que o ultrassom normal, mas que vale cada centavo de investimento. O valor do exame varia muito de lugar para lugar, tendo uma média de 150 a 500 reais.

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.

As consultas e exames ofertados pelo SUS devem ser disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Procure a unidade mais próxima de atenção básica à sua residência para a realização do agendamento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.614, de 2023, que amplia direitos e garantias de atletas gestantes e mães de recém-nascidos. A norma foi publicada na terça-feira (4) no Diário Oficial da União.

Embora o ultrassom possa ser solicitado a qualquer momento da gravidez, na maior parte das vezes, é recomendado fazer pelo menos três exames durante a gestação.

O PL 408/2022, de autoria do vereador Igor Franco (SDD), garante à gestante – usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) – o direito de optar entre parto normal ou cirurgia cesariana, a partir da primeira consulta de pré-natal.