Quantos transistor tem no processador?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

É importante frisar que um único processador pode conter milhões de transistores. Só como exemplo, os primeiros processadores da linha Intel Core 2 Duo possuem cerca de 291 milhões de transistores em um único chip.

E um processador Core i7 da Intel passa fácil da casa dos 1,7 bilhão de transistores.

Em comparação, o novo processador Core i5-661 funciona com freqüência de 3.33 Ghz e possui 559 milhões de transistores de 32 nm.

Existem basicamente três tipos de transistores atualmente:

  • TBJ – Transistor Bipolar de Junção;
  • FET – Transistor de Efeito de Campo, que é subdividido em MOSFET, JFET, MESFET, entre outros;
  • IGBT – Transistor Bipolar de Gate Isolado;

Os transistores são agrupados nos circuitos integrados de forma similar à rede de canos de água da sua casa, ou seja, eles controlam o fluxo de energia que passa no circuito.

Conheça os principais tipos de transistores

  • TBJ — Transistor Bipolar de Junção.
  • FET — Transistor de Efeito de Campo.
  • JFET — Transistor de Junção com Efeito de Campo.
  • IGBT — Transistor Bipolar de Gate Isolado.

Os transistores modernos, como aqueles usados em processadores de smartphones, são tão pequenos que são capazes de controlar o movimento de cada elétron individualmente. Os chips modernos, de poucos centímetros quadrados de área, podem conter de 5 a 30 bilhões de transistores.

O Intel 4004 (i4004), uma CPU de 4 bits, foi o primeiro microprocessador em um único chip, bem como o primeiro disponível comercialmente. Com o Intel 4004, era possível a utilização de placas com 0,25 cm² em um circuito integrado que continha 2300 transistores.

Computadores com Intel Core i3 são destinado a trabalho mais básico, enquanto Core i5 roda aplicativos mais pesados em rotina multitarefas e i7 é para edição de vídeo e games. Os processadores Core i3, Core i5 e Core i7 são as principais opções da Intel disponíveis no mercado quando falamos de notebooks.

O primeiro fato interessante, que já havia sido divulgado pela AMD, é que o Ryzen 5 5600G entrega um die com 10,7 bilhões de transistores em uma área de apenas 180 mm².

Se você está procurando um notebook acessível que oferece poder de computação superior para um tablet, o Core i3 ™ pode ser ideal para você. No entanto, se você costuma a executar programas que usam muita memória, ou realizar muitas tarefas consecutivas, o i5 pode ser uma opção melhor.

Intel core i5 7400 3.0ghz 6mb cache 4 nucleos 4 threads.

Um transistor é um componente de circuito elétrico que possui duas funções básicas: amplificação de sinal ou chaveamento, onde o dispositivo opera como uma chave aberta ou fechada, permitindo ou barrando a circulação de corrente elétrica; eles são os componentes básicos de todos os chips eletrônicos, como aqueles ...

Exemplos de transistores mais utilizados em circuitos eletrônicos são os transistores NPN e PNP BC548 e BC558, juntamente com outros similares da mesma família.

Os mais comuns são o Transistor de Efeito de Campo (FET), Transistor de Junção ou Transistor de Junção Bipolar, Transitor de Efeito de Campo de Metal Óxido Semicondutor (MOSFET), Transistor de Sanduíche de Silício.

O que você precisa saber
A linha mais famosa da Intel é a que dá título a este artigo: Intel Core. Se você quer uma explicação curta para a diferença dos números, aí vai: o i3 é o mais básico, o i5 é intermediário, o i7 é mais completo e o i9 é o top de linha. Quanto maior o número, mais poderoso é o componente.

A Intel anunciou nesta quinta-feira (12) o lançamento do Core i9-13900KS, o primeiro processador para desktop com clock de 6 GHz. A fabricante demonstrou essa máquina poderosa em um teste divulgado há algumas horas, e sem alarde, revelou sua disponibilidade em lojas internacionais com preço alto.

O LGA1155 tem 1.155 pinos individuais no soquete, o LGA1156 tem 1.156 pinos, o LGA1200 tem 1.200 pinos e assim vai. Nessa situação, um processador construído para um soquete específico só funcionará com esse soquete mesmo que o número de pinos seja incrivelmente semelhante.

Empresa aproveitou a CES 2023 para revelar os novos chips. Intel Core i9 ganha versão de 24 núcleos e clock de até 5,6 GHz, com promessa de ser o mais rápido do mundo.