Quantos traficantes têm no Rio de Janeiro?

Perguntado por: hmonteiro7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

O relatório feito pelo ISP aponta que, das 1025 comunidades da capital do estado do Rio, 843 estão dominadas por traficantes ou milicianos.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus. Sob seu jugo estavam 2 milhões de fluminenses, segundo o Geni/UFF, com dados de 2022.

Danilo Tandera

Esse é o histórico criminal de Danilo Dias Lima, de 38 anos, o Danilo Tandera. O miliciano mais procurado do Rio de Janeiro da atualidade só foi preso duas vezes – em ambas por posse ou porte de arma de fogo.

Sérgio Mendonça, o Serginho Ratazana.

PCC

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

De acordo com o levantamento, em 2021 a área da Baixada Fluminense dominada por esses grupos estava dividida em 39,7% do Comando Vermelho, 48,6% das milícias e 10,9% do Terceiro Comando Puro.

Naquele mesmo ano de 1971, André Torres criou uma organização de encarcerados que está completando 25 anos e atualmente domina o tráfico de drogas e promove os sequestros no Rio de Janeiro: o Comando Vermelho. André Torres tem hoje 47 anos e está paralítico, condenado à cadeira de rodas perpétua.

9. O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Amazonas, Mato Grosso, Pará e Maranhão estão no topo do levantamento.

João Gutierres Valério

O primeiro traficante do Rio de Janeiro se chamava João Gutierres Valério.

O TCP atualmente é chefiado por Menor P, Peixe, Peixão, Coronel, Bill e TH.

Thiago da Silva Folly, o TH é ligado à facção Terceiro Comando Puro, e chefia o tráfico de drogas em diversas localidades do Complexo da Maré. A Maré é um complexo de 16 favelas.

Os cinco bandidos mais procurados do Rio

  • Leonardo da Costa, o Léo 22. Foto: Disque Denúncia / Divulgação. ...
  • Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy. Foto: Disque-Denúncia / Divulgação. ...
  • Rafael Alves, o Peixe. ...
  • Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu. ...
  • Luciano Martiniano da Silva, Pezão do Alemão.

O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.
O PCC e o CV romperam um pacto que mantinham para a compra de drogas e armas em regiões de fronteira em meados de 2016.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Cada organização criminosa possui o seu "estatuto", que, entre suas regras, determina quem pode ou não sair da facção. Tanto no PCC, de São Paulo, quanto no CV, do Rio de Janeiro, é permitida a saída de seus membros e continuar vivo, porém a partir de regras rígidas a serem seguidas fora do mundo do crime.