Quantos tipos de vento existe?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Existem dois principais tipos: as monções e as brisas. MONÇÕES: Ventos que sopram do mar para o continente e do continente para o mar, variando conforme as estações do ano. BRISAS: São movimentos constantes e repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia, e do continente para o mar durante a noite.

Ventos alísios e contra-alísios
O ar mais frio e, portanto, mais denso, proveniente das regiões polares desloca-se em direção a zona equatorial, para ocupar o lugar deixado pela massa de ar quente que subiu.

Bóreas, Noto, Euro e Zéfiro. Norte, Sul, Leste e Oeste, respectivamente. Porém, outras definições, como de Hesíodo, que determina que os ventos são apenas três e filhos de Astreu e Eos, excluindo Euro dessa lista.

Os gregos distinguiam quatro divindades básicas do elemento ar, nascidas de Eos (a Aurora) e Astreu (o Céu estrelado): Bóreas, o vento Norte, Zéfiro, o vento Oeste, Euro, o vento Leste, e Noto, o vento Sul.

Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

Durante a noite, o mar fica mais quente do que a terra (já percebeu que de noite a água do mar fica quentinha?), o que faz o vento soprar da terra para o mar, gerando a brisa terrestre ou vento terral.

[Brasil, Gíria] Dinheiro.

O vento pode ser classificado de acordo com sua intensidade em quatro níveis. Calmaria é quando o vento praticamente não é sentido. O vento fraco já é possível ser sentido, ele possui uma velocidade que oscila entre 7 e 18 km/h.

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

Tempestade: ventos com grande intensidade e poder de destruição, pois promovem a queda de árvores e galhos, além de destruir, em alguns casos, muros, destelhar casas e uma série de outros incidentes. Nas tempestades os ventos alcançam velocidades que oscilam entre 45 e 90 quilômetros por hora.

Bahia

O estado que tem mais vento no Brasil é a Bahia. E é um vento de interior. O litoral da Bahia não tem vento, ao contrário do Rio Grande do Norte e Ceará.

Vento Siroco
Mais um vento quente e muito seco que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral norte da África. Ele é responsável por gigantescas tempestades de areia e aparece principalmente em situações de baixa pressão sobre o mar Mediterrâneo.

Éolo

O deus Éolo vivia numa ilha flutuante na Eólia com seus doze filhos. Foi presenteado por Zeus e recebeu o poder de despertar e acalmar os ventos tornando-se o deus dos ventos.

Éolo

Deus e senhor dos ventos, a sua lenda é essencialmente de raiz e desenvolvimento grego, ainda que tenha sido assimilado pelos Romanos, que, no entanto, pouco ou nada alteraram à sua história e atributos divinos. Entre os Romanos, Éolo era filho de Júpiter e de uma ninfa chamada Melanipe.

O vento é classificado segundo a Escala Modificada de Beaufort, onde se observa escala zero para velocidades abaixo de 1,8 km/h e escala de categoria 12 para velocidades cima de 120 km/h. A seguir, a Escala de Beaufort para velocidade de rajada de vento.

Zéfiro, titã filho de Eos e Astreu, é um dos quatro ventos segundo a mitologia, ao lado de seus irmãos Bóreas, Notus e Eurus. Ao contrário de seu irmão Bóreas que era forte e imprevisível, Zéfiro era uma brisa suave e um vento agradável.

Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade.

Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade. Brisa: é um vento de pouca intensidade, com velocidade inferior a 54 km/h.

Esse termo é usado pala climatologia para caracterizar a mudança de direção do vento de uma estação para a outra. Normalmente encontramos um vento quente e úmido que sopra do mar em direção à terra no verão e um vento seco e mais frio que sopra do interior do continente em direção ao oceano no inverno.

Ilha de Barrow, Austrália
Situada a noroeste da costa da Austrália, essa pequena ilha já viveu fortes vendavais. Em 10 de abril de 1996, uma estação meteorológica remota registrou uma rajada de vento que chegou a 408 km/h.

O Senhor não estava naquele vento impetuoso, naquele vento forte, naquela ventania. Na nossa vida existem muitos ventos, aquilo que vai e que vem, provocando agitações por onde passa. O nosso coração, muitas vezes, está tomado pelas agitações da vida, e Deus não se encontra em um coração agitado nem numa vida agitada.