Quantos tipos de redação existe?

Perguntado por: achaves4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

As redações podem ser dissertativas, descritivas ou narrativas. Cada tipo de texto requer um cuidado especial.

É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas. O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um.

Além disso, uma característica marcante nesse tipo de redação é a possibilidade de ser dissertativo-argumentativo, quando o escritor tenta convencer o leitor com argumentos, ou dissertativo-expositivo, que no caso só há preocupação de discorrer sobre o assunto sem intenção de convencer.

Tipos de Redação: dissertativa, narrativa e descritiva - Toda Matéria.

Uma redação discursiva é o mesmo que uma dissertação. Esta tipologia textual é uma exposição de pontos de vista. Partindo de premissas observadas ou consideradas e baseada no raciocínio, em leituras e na vivência do autor de uma dissertação procura apresentar sua tese e suas conclusões.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

O que é uma redação dissertativa-argumentativa? Utilizada no Enem e em outros vestibulares como a Fuvest, a redação dissertativa-argumentativa é um estilo de texto no qual o autor deve discorrer sobre determinado tema, utilizando argumentos para isso, como se estivesse defendendo um ponto de vista.

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que defende um ponto de vista por meio de argumentos e, em alguns casos, propostas de solução.

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Para fazer uma boa redação descritiva, é importante não fugir do tema e ter sensibilidade ao falar de objetos, pessoas e lugares. A descrição precisa ser detalhada na medida certa, para não cansar o leitor mas, ao mesmo tempo, fazer com que ele imagine as cenas exatamente como o autor queria.

A dissertação é o tipo de redação para concurso mais cobrado pelas bancas organizadoras. Isso porque ela exige que o candidato reflita sobre diversos temas importantes e atuais – e uma das grandes dificuldades do aluno é transformar essa reflexão em palavras, ou seja, não saber como redigir uma redação.

Diferença entre provas objetivas e discursivas
Enquanto as provas objetivas são aquelas que possuem várias alternativas como resposta e o estudante deve assinalar uma correta, a prova discursiva é aquela que o candidato deve colocar sua resposta por escrito ao que foi perguntado.