Quantos tipos de rapadura existem?

Perguntado por: amendes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O mundo da rapadura é diversificado, não existe apenas um único tipo de doce. A produção do doce de cana evoluiu tanto que hoje em dia é possível encontrar rapadura de doce de leite, de amendoim, de laranja, goiaba, jaca, abacaxi, coco, gengibre, gergelim, leite em pó e até mesmo de queijo.

Rapamole : a rapadura mole do Le Garb.

Etimologia. O nome rapadura, uma variação de "raspadura" (originada do verbo raspar), originou-se da raspagem das camadas espessas de açúcar presas às paredes dos tachos utilizados para a fabricação do mesmo.

Ele diz fazer a melhor rapadura do Brasil! Esse é o íconico Manoel Pezinho, morador da zona. rural de Iraquara, na Chapada Diamantina, Bahia.

Assim, a rapadura pode melhorar o condicionamento físico e saúde em geral, pois é um adoçante natural, mais saudável que o açúcar refinado que é carregado de substâncias não muito benéficas ao organismo.

É importante lembrar que, apesar de ser mais saudável, a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, triglicerídeos, colesterol e glicemia elevados. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.

É recomendado consumir de 25 a 30 g de rapadura para repor energia e minerais, que são perdidos no suor. Além da rapadura, o caldo de cana é uma ótima opção.

Rapadura. Em relação ao açúcar, quanto mais escuro for mais próximo do seu estado bruto ele estará, e a rapadura é o açúcar da cana sem nenhum tipo de refinamento. Para a sua produção, o caldo de cana é fervido até se transformar em uma barra sólida.

O sabor agradável e a popularidade no país inspirou a elaboração de sabores e outras sobremesas a base do doce. Hoje é possível encontrar rapadura de amendoim, nozes, avelã, leite e até chocolate.

A rapadura é fabricada a partir da fervura do caldo de cana, e em seguida, é moldada e seca. Sua fabricação iniciou-se no século XVI nas Ilhas Canárias, território espanhol. No mesmo século, teve início a produção no Brasil, nos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, servindo de alimento para os escravos.

São quase 10 toneladas de doçura a serviço do patrimônio nacional. O Do Meu Brasil de hoje (16) visita o interior do Ceará, no Nordeste, para desvendar uma riqueza gastronômica: a maior rapadura do mundo. São quase 10 toneladas de doçura a serviço do patrimônio nacional, e com direito à honraria internacional.

Quem tem diabetes deve cortar de sua dieta alguns alimentos, como o açúcar, mel, caldo de cana, melado, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, como refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo; deve ainda evitar o consumo excessivo de sal.

Considerado um produto integral e energético, a rapadura, é rica em vitaminas como A, B, C, D e E – essenciais para complementação da alimentação diária – a rapadura, dispõe também de sais minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio – eficazes na prevenção de doenças.

Por causa da adição de sabores, a validade do produto é menor, 90 dias. Já a rapadura tradicional pode durar até um ano.

- As vitaminas do complexo B contidas na cana-de-açúcar ajudam no crescimento do esqueleto e do tecido conjuntivo. - A rapadura preta cura anemia e fortalece os ossos. É bom para gestantes e mulheres que estão amamentando.

Santo Antônio da Patrulha, a terra da cachaça, do sonho e da rapadura, nesses 258 anos de história, teve que se reinventar algumas vezes. Uma delas foi quando a freeway deixou a cidade à margem do intenso movimento para o litoral norte gaúcho.

- deve ser capaz de apresentar uma boa brotação de soqueira, - deve-se preferir aquelas variedades que apresentem um teor de fibra de baixo a médio, pois essa condição facilita a extração do caldo.

A rapadura é fonte de energia, carboidrato, minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio, e vitaminas do complexo B como Tiamina, Riboflavina e Niacina.