Quantos tipos de Oxóssi existe?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Oxóssi Karé: tem ligação com Oxum, Logun Edé e as águas; Oxóssi Inseewé: senhor da floresta e das folhas, relacionado com Ossain; Oxóssi Infamí: tem ligação com Oxaguiã e Oxalufã; Oxóssi Akueran: relacionado com a fartura, habita os lugares mais profundos da floresta.

Oxossi na Umbanda é Chefe da Falange de Caboclos e está sincretizado a São Sebastião. Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

Qualidades de Oxóssi e suas vibrações

  • PACIÊNCIA.
  • ASSERTIVIDADE.
  • FOCO.
  • CONHECIMENTO.
  • CORAGEM.
  • AGILIDADE.
  • Oke Arô Oxóssi! Salve Oxóssi, o Rei das Matas!

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel. Pois o mel o faria lembrar de todo sofrimento seu e do seu filho. Por isso Oxóssi não leva mel e Logun é lavado com açúcar mascavo e gengibre.

Cores: azul-claro, verde-claro e branco.

São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum. Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi.

Oxóssi e Oxum se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

Oxossi – Coco, cana de açúcar, abacaxi, laranja, limão, camboatá, caju, acerola, sapucaia, cacau, mangaba, butiá, nêspera (ameixa branca), frutinhas de mato (abiu, bacaba, bacuri, murici, pequi, etc).

Oxóssi – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral.

Filho de Oxóssi não come milho vermelho, nem milho verde. Oxalá tem quizila a todas as comidas preparadas no azeite de dendê, portanto os filhos de Oxalá não podem comer delas. Não comer amoras e evitar passar embaixo do pé de amora (pertence a Babá Egum).

Oxóssi também faz gosto pelo inhame. Entram na oferenda ao orixá também alimentos como o feijão fradinho, que é torrado depois de deixado de molho e bem escorrido. Além de comestíveis, os grãos podem virar um amuleto ao serem carregados na bolsa ou na carteira.

São altos, magros e atraentes. Normalmente, quem tem Oxóssi como guia segue fisicamente esse padrão esguio, de caçador. São bonitos, possuindo elegância única. Isso atrai muita atenção, admiração e também muita inveja.

O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Alpiste, Angico, Aroeira, Arruda, Aquileia, Arnica do Mato, Bagaço de Cana, Beladona, Buchinha do Norte, Cânfora Casca de Jurema Preta, Cipó Cruz, Comigo Ninguém Pode, Espinheira Santa, Guiné, Jurubeba Mista, Losna, Peregum, Picão Preto, Pinhão Roxo.

Caboclos de Oxóssi e suas divindades
Na linha dos Caboclos de Oxóssi estão as seguintes divindades (Caboclos e caboclas): Aimoré, Pena Branca, Cabocla Jurema, Sete Flechas, Sete Encruzilhadas, Urubatã, Cabocla Jacira, Sete Estrelas da Jurema, Junco Verde, Japiassu, Boiadeiro, Pena Dourada, Rei da Mata e outros.

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Normalmente, esse orixá é representado pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, considerado uma espécie de guardião e caçador. Para as religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, Oxóssi é ligado ao conhecimento e à natureza.