Quantos tipos de multiplicação existem?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Propriedades da multiplicação: distributiva, comutativa, associativa, elemento neutro e fator comum - Smartick.

Quais são as quatros ideias da multiplicação? Na multiplicação temos: propriedades comutativa, associativa, distributiva e elemento neutro.

Propriedade comutativa da multiplicação: Alterar a ordem dos fatores não altera o produto. Por exemplo, 4 × 3 = 3 × 4 4 \times 3 = 3 \times 4 4×3=3×44, times, 3, equals, 3, times, 4. Propriedade associativa da multiplicação: Alterar o agrupamento dos fatores não altera o produto.

Os termos numéricos que compõem uma multiplicação possuem nome. O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.

A multiplicação é regida por um princípio que pode ser resumido assim: multiplicar é realizar uma adição com parcelas idênticas.

Os números multiplicados são chamados de fatores da multiplicação, e o resultado é chamado de produto. Quando pelo menos um dos fatores é um número natural, podemos reconhecer a multiplicação como uma representação de adições consecutivas. Por exemplo, podemos escrever 2 + 2 + 2 como 3 × 2.

A propriedade distributiva proporciona outra maneira de proceder nestes casos, veja: Primeiro multiplicamos o por cada um dos números que estão entre parênteses e em seguida, adicionamos estes dois resultados. Veja que temos o mesmo resultado que no processo anterior.

O que é a propriedade associativa? A propriedade associativa é uma regra matemática que refere que a forma como os fatores são agrupados num problema de multiplicação não altera o produto.

A multiplicação é uma das operações básicas da Matemática. A soma sucessiva dos números pode ser representada como uma multiplicação. O resultado da multiplicação é conhecido como produto. Para encontrar o produto entre dois números, utilizamos a tabuada e o algoritmo da multiplicação.

Use brinquedos e objetos para entender a multiplicação
Brinquedos do seu filho e objetos da casa podem se tornar um grande aprendizado de tabuada. Por exemplo, peças pequenas, como carrinhos, bonecas, cartas de baralho, lápis e canetinhas ou massinha de modelar, podem ser associadas à multiplicação.

A propriedade do elemento neutro da multiplicação refere que qualquer número multiplicado por 1 mantém a sua identidade. Por outras palavras, qualquer número multiplicado por 1 fica igual.

Propriedade distributiva
A multiplicação de um número por uma soma é igual à soma das multiplicações desse número por cada uma das parcelas.

Propriedade associativa
Podemos associar as parcelas de modo a facilitar o cálculo, ou seja, somar as parcelas em uma ordem que torne a operação mais fácil. Depois, somar o 50. Por último, somar o 13. É comum usar parênteses para priorizar a ordem em que iremos somar.

Para multiplicar números naturais, organizamos os números um sobre o outro, para facilitar os cálculos coloque sempre o maior primeiro. Comece a multiplicação pela unidade depois dezena, centena e assim por diante.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.

Na multiplicação ou divisão com radiciais de mesmo índice realiza-se a operação com os radicandos e mantém-se o índice do radical. A potência da raiz pode ser transformada no expoente do radicando para que a raiz seja encontrada.

Observando o exemplo acima, podemos entender que a divisão é a operação inversa da multiplicação e que a multiplicação é a operação inversa da divisão.