Quantos tipos de irrigação existe?

Perguntado por: xnascimento . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.

Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.

Quais são as técnicas de irrigação mais utilizadas no Brasil?

  • 1 – Irrigação localizada. Neste tipo a água é aplicada na área ocupada pelas raízes das plantas, formando um círculo molhado ou faixa úmida. ...
  • 2 – Irrigação por aspersão. ...
  • 2.1 – Fertirrigação por aspersão. ...
  • 3 – Irrigação superficial.

Principais tipos de irrigação

  • Irrigação localizada. É uma das técnicas mais utilizadas, principalmente nas áreas mais secas, onde a água é aplicada nas raízes das plantas, ocupando o seu redor para atingir maior profundidade. ...
  • Irrigação por aspersão. ...
  • Pivot central. ...
  • Fertirrigação. ...
  • Micro aspersão. ...
  • Irrigação de Superfície.

O que é irrigação
A prática consiste no fornecimento artificial de determinada quantidade de água ao solo em uma área específica e no momento certo para criar umidade ideal para o desenvolvimento das culturas.

Como dito acima, a irrigação tem o propósito de suprir a deficiência total ou parcial da água. Ela se torna essencial principalmente pelo fato de ajudar a aumentar o potencial de insumos que são utilizados na agricultura, como: defensivos, fertilizantes, sementes entre outros.

A Irrigação enquanto 'Molhação' trata-se de uma atividade que remonta 6.000 a.C., quando surgiu no Egito e Mesopotâmia (atual Irã/Iraque), mediante as águas dos Rios Nilo, Tigres e Eufrates. A água era derivada na época das enchentes para o campo, por 40 a 60 dias.

A irrigação não significa apenas levar água para uma planta, mas fazê-lo na quantidade ideal e na hora certa. Quando utilizada corretamente, a técnica pode aumentar a produtividade em duas a três vezes, e melhora a qualidade e a regularidade dos produtos.

Sistema de aspersão em malha
É muito utilizado em projetos pequenos, em que serão irrigados menos de trinta hectares. Nesse caso, o custo de investimento é mais barato quando comparado ao pivô central.

Fertirrigação
Basicamente, a fertirrigação consiste em uma técnica de aplicação simultânea de fertilizantes e água, através de um sistema de irrigação. É uma das maneiras mais econômicas e eficientes de aplicar fertilizante nas plantas.

Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.

Irrigação superficial
Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.

Na irrigação por gotejamento, a água é distribuída através de tubos de pequeno diâmetro e é aplicada de forma pontual, por meio de emissores localizados diretamente na zona das raízes da planta. É possível, também, veicular fertilizantes solúveis na água de irrigação.

Tipos de irrigação por aspersão

  1. 1 – Irrigação por aspersão convencional. Esse é o modelo mais tradicional e também o mais básico. ...
  2. 2 – Irrigação por pivô central. Esse é um tipo de irrigação por aspersão mais tecnológico, indicado para uso em grandes áreas. ...
  3. 3 – Irrigação por aspersão autopropelido.