Quantos tipos de intuição existe?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato. Essa intuição consiste, então, em captar a essência de um objeto – aquilo o que o objeto é, os "éidos" – por meio de um ato direto do espírito.

Ainda que tida como uma expressão inconsciente, a intuição é desenvolvida com base em experiências. Por exemplo: uma pessoa pode ter a intuição de que ir por aquele caminho seja perigoso, sendo esse um caminho escuro, por onde poucos passam e onde já houve, há algum tempo, um ato criminoso.

Pode ser uma lembrança que reflete aprendizado adquirido pelo Espírito em vidas passadas e nos intervalos das reencarnações, quando ele se encontrava no plano espiritual, ou é um lembrete relacionado, em geral, a provações existenciais.

A intuição ou o instinto também são o resultado de vários processamentos que ocorrem no cérebro. Pesquisas sugerem que o cérebro é uma grande máquina de previsões, constantemente comparando a informação sensorial e as experiências atuais com o conhecimento depositado e as memórias de experiências passadas.

Trata-se de conseguir chegar a um conhecimento que está implícito em alguma situação, sem que isso seja feito de forma consciente. Isso explica porque ela acontece no campo do inconsciente: a maior parte da nossa atividade cerebral se dá fora do campo da percepção consciente.

Pessoas com intuição forte costumam prestar atenção aos sonhos. Elas têm o hábito de refletir a respeito, pois há momentos em que os sonhos podem ser um canal de comunicação com seu inconsciente. E, às vezes, um sonho é só um sonho mesmo.

Deste modo, para Schopenhauer a intuição é a forma mais pura de conhecimento da realidade. Ela produz um conhecimento real da coisa. Através dos órgãos sensoriais a intuição representa o objeto na mente que é apreendido pelo entendimento. Em seguida a razão conceitua o objeto, formando o conhecimento abstrato.

Técnicas para despertar a intuição

  1. Mais atenção com os sonhos.
  2. Anote os pensamentos diários.
  3. Não despreze as emoções.
  4. Manter em equilíbrio a mente, o corpo e o coração.
  5. Observação do mundo.
  6. Aproveite os momentos de solidão.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Há pessoas que têm essa habilidade mais aflorada e ela consegue fazer essa leitura rapidamente de situações, de fatos e de pessoas. Ela tem aquela sensação de que gosta ou não da pessoa, que acredita ou não em alguém." Cidinha explica que a palavra intuição é derivada do latim e significa 'como a mente vê'.

Quando a sua intuição fala com você, e quando você aprende a entrar em sintonia com ela, você vai sentir confiança e clareza quando fala. Quando você está com medo, é o ego falando, logo, deve sentir medo e incerteza.

Aquela voz interna que sempre aparece quando temos que tomar alguma decisão é a intuição. E pode acreditar nela porque, segundo estudos, ela tem 90% de chance de estar certa.

Intuição acalma, traz serenidade. Medo pode nos fazer suar, tremer. Se ao pensar em uma tomada de decisão, se imaginar em uma determinada situação ou mentalizar uma conversa com uma pessoa fizer você se sentir inquieto, ansioso, desconfortável… isso é medo.

2) Para ampliar sua capacidade intuitiva faça atividades artísticas: cante, dance, desenhe, pinte, o contato com nosso lado lúdico nos próxima da nossa área intuitiva. 3) Práticas meditativas são comprovadamente importantes para melhorar a intuição, a aquietação da mente também nos aproxima de nosso espaço intuitivo.

Como então utilizar bem a intuição ou a sensibilidade a seu favor? Primeiro será importante se conhecer, saber como você se sente, percebe e observa o mundo e as coisas, pois só assim será capaz de identificar um novo pensamento ou uma ideia vinda do “nada” como algo que realmente quer lhe dizer alguma coisa.

O sexto sentido é basicamente a capacidade de um ser humano de perceber algo que não está realmente lá. Por exemplo, você sente que algo vai acontecer antes mesmo de realmente experimentá-los. Ou, você sonha com algo e se torna realidade.

Enquanto a intuição é um pressentimento mais sutil sobre algo, que nem sempre se concretiza, a paranoia é intensa e aterrorizante e se mantém mesmo que nada de ruim aconteça de fato.

“Quando falamos da intuição feminina como um dom, estamos falando da capacidade de antecipar ou antever algo sem saber muito bem o por quê. Como fenômeno, a intuição tem essa característica, uma ideia que vem de outro lugar”.

Em outras palavras, intuição é um dom de quem tem sensibilidade aguçada, consegue perceber o que vai acontecer, as intenções dos outros e direcionamentos do futuro sem ajuda de um raciocínio específico. Você simplesmente sabe, e na maioria das vezes você acerta.

A sinestesia, o sétimo sentido, é que transformará e fará diferença nas pessoas, nos ambientes e no mundo corporativo.