Quantos tipos de gramática existem?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os quatro tipos principais são: a gramática normativa, a descritiva, a histórica e a comparativa.

A gramática é dividida em: fonologia, morfologia e sintaxe.

As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

A gramática é um sistema complexo e passível de diversas concepções. Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.

Uma parte importante da gramática é a utilização da linguagem – que é responsável pela construção do texto e diz qual a sua intenção.

Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).

Sintaxe – Compreende o estudo das relações que se estabelecem entre os termos da oração. Para tanto, divide-se em sintaxe das funções, a qual estuda a estrutura da oração e do período, e sintaxe das relações, priorizando a regência, a colocação pronominal e a concordância.

«Gramática descritiva, aquela cuja finalidade é descrever a língua tal qual se fala, sem preocupações de estabelecer a linguagem padrão, que ficaria a critério da gramática normativa

A ordem de estudos é a seguinte:

  • Frase.
  • Oração.
  • Período.
  • Sujeito e predicado.
  • Termos integrantes das orações.
  • Termos acessórios das orações.
  • Orações coordenadas.
  • Orações subordinadas.

São 10 as classes gramaticais, confira a seguir: Verbo, substantivo e adjetivo; Numeral, artigo e pronome; Interjeição, preposição, conjunção e advérbio.

A ordem correta para estudar português é a ordem dos tópicos de uma boa gramática: Fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, e estilística.

Ortografia é a forma correta de se escrever. (Orto=correta Grafia=escrita) No caso, quando se escreve errado, há um erro ortográfico. Já a gramática estuda as normas da Língua Portuguesa. A ortografia está incluída dentro do estudo da gramática.

Mas então, qual é a ordem correta de estudar gramática? Em primeiro lugar, você precisa começar estudando a fonologia, em seguida a morfologia e por último, a sintaxe. No entanto, saiba que com as duas últimas partes que tratam de semântica e estilística você não precisa estipular uma ordem de estudos para elas.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

Italiano
O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

Veja, a seguir, os idiomas mais fáceis de aprender, principalmente para o brasileiro:

  1. Inglês. Filmes, séries, músicas… o inglês está praticamente em todo lugar e você não pode evitá-lo, o que é uma boa notícia para quem quer aprender essa língua. ...
  2. Espanhol. ...
  3. Francês. ...
  4. Italiano. ...
  5. Holandês.

Gramática tem como objetivo regular o uso da língua, constituindo um conjunto de normas que orientam o uso padrão-culto da língua.

Além de apresentar regras, a gramática também exerce a função de analisar as estruturas que o falante de uma língua tem programado em sua memória e que lhe permitem usar sua língua. Além disso, a gramática também tem por função descrever o sistema de um idioma.

Porque é tão importante estudar gramática? O estudo da gramática deve ser considerado transversal, pois é nele que assenta a sedimentação de outros saberes. Na verdade, é através do conhecimento consciente da gramática da nossa língua que poderemos ter maior segurança na forma como escrevemos e falamos.

Entre os tópicos gramaticais mais frequentes estão as figuras de linguagem, pronomes, colocação pronominal, vocativo, aposto, artigo, conjunção, questões relacionadas com o novo acordo ortográfico e Gramática relacionada à semântica.

Segundo esse ranking, o português estaria entre as línguas mais fáceis de aprender (categoria 1), juntamente com o francês, espanhol, italiano, sueco...e seriam necessários entre 23 a 24 semanas de aprendizado, algo em torno de 600 horas de estudo para falar relativamente bem a língua.