Quantos tipos de Dracena?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Quantos tipos de Dracena existem? Existem cerca de 120 espécies de Dracena, cada uma com suas características únicas.

Luminosidade: a dracena-vermelha é uma planta que gosta de bastante sol. Por isso, se for plantá-la dentro de casa, deixe-a em um local com bastante luz natural; Plantio: pode ser feito diretamente na terra ou até mesmo em vasos.

A planta dracena é de origem tropical e possui diferentes tamanhos, podendo ser encontrada nas cores vermelha, verde e tricolor.

A Flor de Dracena apresenta-se como inflorescências, que nada mais são que conjuntos de pequenas flores que assumem a forma de panículas, cachos bastante ramificados. Uma característica marcante da Flor de Dracena é seu perfume adocicado, que atrai vários agentes polinizadores, como abelhas e beija-flores.

O pau d'água ou dracena também é capaz de purificar o ar do ambiente onde é cultivado. Além disso, a espécie possui um significado importante para o Feng Shui: a filosofia diz que ela transborda boas energias nos locais em que é inserida, seja em casas, locais de trabalho ou outros espaços.

Apesar do nome, ela não precisa de muita água – irrigá-la duas vezes por semana é suficiente. “O excesso provavelmente vai amarelar ou tirar o brilho das folhas. Mas, como a maior parte das plantas tropicais, ela ama umidade”, diz Vanessa.

Benefícios: A Dracena pode absorver o dióxido de carbono do ambiente, proporcionando um local com maior quantidade de oxigênio fresco, o que consequentemente nos torna mais concentrados e produtivos. Também auxilia na umidade do ambiente e filtram o ar de substâncias tóxicas, reduzindo a fadiga.

A dracena pau d'água pode ser cultivada tanto em jardins da área externa como em vasos de plantas e floreiras dentro de ambientes internos. A espécie é extremamente resiliente e se desenvolve sob diferentes condições climáticas: luz difusa, sol pleno e meia-sombra.

A dracena tricolor, também conhecida como dracena de madagascar, é uma espécie nativa da África, mais precisamente da Ilha de Madagascar. A folhagem da Dracena marginata, nome científico da dracena tricolor, é composta por folhas longas e estreitas, com bordas vermelhas e uma linha central verde.

Cresce: Pode chegar a 2 metros de altura.

Excesso de flúor
A água da torneira é tratada com flúor em pró da nossa saúde bucal, e algumas plantas como dracenas, clorofitos e palmeiras podem apresentar as pontas das folhas queimadas devido a este elemento. O cloro da água não chega a ser um problema para a maioria das plantas.

Benefícios: A Dracena pode absorver o dióxido de carbono do ambiente, proporcionando um local com maior quantidade de oxigênio fresco, o que consequentemente nos torna mais concentrados e produtivos. Também auxilia na umidade do ambiente e filtram o ar de substâncias tóxicas, reduzindo a fadiga.

No caso da planta dracena tricolor, você pode combinar com plantas que possuem uma folhagem mais cheia, como os podocarpos (Podocarpus macrophyllus). Caso queira um visual mais colorido, aposte em plantas com cores fortes para dar vida ao ambiente.

A dracena-vermelha (Cordyline terminalis), como geralmente é chamada, é uma espécie arbustiva muito utilizada no paisagismo por ser ornamental e se destacar entre o verde das outras vegetações. Com folhas grandes, que variam entre o rosa e o roxo, a planta é a aposta perfeita para colorir a casa!

A Dracena arbórea é um arbusto, pertence à família Asparagaceae, nativa da África do Sul, perene, de crescimento moderado, em vaso sua altura é de até 2,0 metros, porém, no solo pode chegar à 10 m de altura.

Continuar lendo Como regar Dracena baby?