Quantos tipos de cor de pele tem?

Perguntado por: nveiga . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes. Há 200 anos, a cor negra era a característica de 54% da população. Hoje, a proporção é de apenas 6%, enquanto que a metade dos brasileiros tem o que se pode chamar de uma cor mista.

De acordo com o IBGE, o pardo é um dos cinco grupos de cores étnicas que compõem a população brasileira, juntamente com os brancos, pretos, amarelos e indígenas. O termo preto toma como referência a ascendência oriunda de nativos da África.

Qual é seu fototipo de pele?

  1. Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  2. Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  3. Fototipo 3: morena clara. ...
  4. Fototipo 4: média. ...
  5. Fototipo 5: morena escura. ...
  6. Fototipo 6: negra.

São eles: o frio, o neutro e o quente (ou oliva). Para entender essa qualificação é necessário estar ciente dos conceitos de cores quentes e frias. As cores quentes são os tons de amarelo, laranja e vermelho. Os tons mais frios, quando o assunto é pele e maquiagem, abrangem os tons azulados, roxos e rosados.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos.

Com tantos tons de pele, pode ser difícil identificar o seu. Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.

A Classificação oficial do IBGE na atualidade resume-se, em ordem alfabética: Amarelo; (II) Branco; (III) Indígena; (IV) Pardo e (IV) Preto.

No âmbito popular, o tom de pele passou a ser um conceito mais subjetivo. Ele associa fatores de pigmentação constitutiva e facultativa. Portanto, podemos dizer que existem tons de pele branca, morena e negra. Por vezes, os tons passam a ser categorizados em grupos maiores, entre claro, médio e escuro.

Existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com os fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente.

O Brasil tem uma enorme miscigenação de raças, que resultou em 35 tonalidades diferentes para a pele negra. A incidência de pessoas com peles escuras é maior na região da linha do Equador e as mais claras no região dos Trópicos, devido à radiação dos raios ultravioletas sobre a pele.

Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.

A pele oliva tem um tom mais amarelado e o fundo é composto por subtons que são esverdeados. Além disso, os lábios têm um fundo mais rosado. Quem possui este tipo de pele, na maioria dos casos, possui cabelos e olhos escuros.

Quais são os tipos de pele e como cuidar de cada uma delas?

  • Normal. A textura da pele normal tem um aspecto saudável e aveludado, pois produz gordura de modo equilibrado. ...
  • Seca. ...
  • Oleosa. ...
  • Mista. ...
  • Pele normal. ...
  • Pele seca. ...
  • Pele oleosa. ...
  • Pele mista.

Que cor combina com pele parda? Morenas: Para as peles morenas, cores como azul-petróleo, violeta, laranja, rosa, amarelo, branco, verde, vinho, vermelho e mostarda, geralmente valorizam a pele, assim como tons pastel.

Pele normal: ela é, geralmente, mais saudável, pouco brilhosa ou ressecada, e costuma produzir sebo em quantidade adequada. Pele seca: é mais sensível às irritações, coceiras e vermelhidão. Por ter pouca oleosidade natural, ela tem um aspecto mais ressecado, áspero e com pouca luminosidade.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

A proporção é mais ou menos 87% de branco; 10% de amarelo e 3% de vermelho. Misture bem todas as cores e se achar que ficou muito rosado coloque mais branco e bem pouquinho de amarelo.

É preciso admitir que preto ou pardo, além de serem cores de pele, são expressões de raça. Portanto, podem ser determinadas de várias formas em uma pessoa. No entanto, conforme a lei, para concorrer às vagas destinadas às cotas raciais, a pessoa candidata deve apresentar apenas a autodeclaração.

O mito das três raças trata-se de uma noção desenvolvida tanto no senso comum quanto em obras de autores como Darcy Ribeiro que afirma que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas através de influências culturais de três raças: a europeia (i.e. portuguesa), a africana e a indígena.