Quantos tipos de citações existem?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Talvez você já saiba, mas existem três tipos de citações a citação direta (curta e longa), a citação indireta e a citação de citação (apud).

Citação Direta
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).

É quando escrevemos o texto baseado na obra do autor consultado. Ou seja, escrevemos a nossa interpretação do que o autor disse. Nas citações indiretas, a indicação das páginas consultadas é opcional. A citação indireta pode ser feita tanto no decorrer do texto quando no final do parágrafo.

Texto baseado na obra do autor consultado. Consiste na condensação, tradução ou interpretação livre de partes do texto, mas fiel ao conteúdo e às ideias do autor. Não é permitido o uso das aspas e incluir o número de página é opcional.

Elas servem para situar o leitor no contexto teórico do trabalho, parafraseando ou transcrevendo literalmente o texto da referência. As citações servem também para esclarecimento, sustentação ou ilustração do assunto. É recomendado que a citação siga exatamente as características do original.

O recomendação da professora Elisabete é, no máximo, uma citação por parágrafo da argumentação e somente se a citação de fato ter relação com sua tese e argumentos. Caso você não lembra a citação com clareza ou o nome do autor, o melhor é não usá-la.

Após receber uma citação, a pessoa deve se dirigir ao Núcleo Central de Atendimento (NCA) da Defensoria Pública, no bairro Luciano Cavalcante, e pegar uma senha para ser atendido pelo Núcleo de Resposta ao Réu.

Citação direta é a transcrição na íntegra de parte da obra do autor consultado. Há dois tipos de citação direta: curta (até 3 linhas); longa (mais de 3 linhas).

Na ABNT, a citação direta curta é apresentada da seguinte forma:

  • São citadas ao longo do texto, entre aspas, mas sem alterar o tamanho da fonte;
  • Como manda a norma da ABNT sobre referências (NBR 6023), o autor deve ser referenciado com o sobrenome, ano de publicação da obra e a página onde consta o trecho apresentado.

Citação direta X Citação indireta:
deste modo, utiliza-se a citação curta, quando o trecho possuir até três linhas, por outro lado, a longa é utilizada quando esse limite é ultrapassado. De outro modo, na citação indireta, deve haver menção ao autor e ano da obra. No entanto, o número da página não é obrigatório.

A forma mais utilizada para se mencionar outro autor em seus trabalhos é a citação indireta. Ou seja, você deve interpretar o que foi dito por outro pesquisador, de forma a embasar o seu trabalho. As citações são de extrema importância para o desenvolvimento de um trabalho.

As citações até 40 palavras devem ser integradas no texto e colocadas entre aspas duplas. As citações Page 2 longas, de 40 ou mais palavras, devem ser colocadas num bloco independente, com recuo do parágrafo da margem esquerda, sem aspas. Nas citações diretas devem incluir-se o nome do autor, o ano e a página.

Citação é o ato de referir-se a algum texto. Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um determinado autor, que deve sempre ser identificado. Quando não se conhece a autoria, é normalmente inserida na citação a expressão "autor desconhecido".

Citação direta (ou textual) - ABNT
A citação direta pode ser curta ou longa. Na citação curta, o trecho destacado pelo autor possui até três linhas e aparece no meio do texto, sem mudança no tamanho da fonte ou espaçamento.