Quantos tipos de cereja existem no Brasil?

Perguntado por: ldamasio8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

dois tipos principais: Cerejas doces e cerejas azedas ou ginja.

Tem cereja no Brasil? Em solos brasileiros, infelizmente, não há cultivo comercial, pois não existem variedades adaptadas ao nosso clima. Isso porque, para dar o tão cobiçado fruto, é preciso que a árvore seja exposta a temperaturas bem mais baixas do que as encontradas aqui.

A Cereja do Rio Grande é bastante popular nos quintais e pomares do sul e sudeste do Brasil. Chama atenção belas tonalidades de cinza, castanho, verde ou vermelho, das cascas. As folhas são brilhantes, aromáticas, e caem no inverno.

Características: A Cereja do Mato é uma árvore de 5 a 10 metros de altura, copa cilíndrica e tronco com casca castanho claro. As Folhas da Cereja do Mato tem com coloração verde e brilhante, com 4-8 cm de comprimento e 1,5-3 cm de largura.

A cereja é o fruto da cerejeira que apresenta um tamanho pequeno e arredondado. Existem diversas variedades de cereja na natureza, inclusive de diferentes cores, algumas delas podem ser consumidas, enquanto outras não. Dois tipos de cerejas merecem destaque, a cereja-doce e a cereja ácida.

Nem toda cereja em calda é chuchu, é preciso ler os rótulos. É importante ficar atento. Apenas as cerejas que contém os dizeres “em Calda” e “sabor Maraschino” podem ser feitas com matéria prima de chuchu. Existem muitas cerejas verdadeiras no mercado, é só procurar pelo título Cereja Maraschino.

Mas você sabia que algumas cerejas em calda são feitas com esse legume? Sério! Aquelas cerejas em calda, também conhecidas como cerejas marrasquino, podem ser feitas de chuchu! O chuchu é conhecido por ter um sabor neutro e, por isso, podem adquirir o sabor que lhe for conferido.

Nativa brasileira, a Cereja-do-Rio-Grande é uma árvore frutífera e ornamental. Além de ter boa adaptação em jardins, pomares ou paisagismo (exceto em áreas que não possam ser manchadas pelo tom rubro dos frutos, como estacionamentos!), é indispensável em reflorestamentos pois é muito atrativa para a vida silvestre.

Como a cerejeira leva entre sete ou oito anos para dar frutos, pense na ideia de plantar uma nova leva a cada ano. Assim, você tem mais garantia caso algumas das árvores morram antes de atingirem a maturidade.

A sua apanha realiza-se entre a 2ª quinzena de maio, junho e julho, ou seja, estamos em plena época da cereja. A cereja tem um grande valor nutricional pela riqueza de fitoquímicos, substâncias presentes em pequenas quantidades nesta fruta, mas com importantes propriedades de proteção celular e anti-inflamatórias.

A cereja-do-rio-grande pode ser ingerida in natura ou como produtos feitos a partir do seu processamento como geleias, sucos, licores e sorvetes. Assim, pode se tornar uma fonte de exploração econômica. A fruta possui baixo teor de gordura e elevado conteúdo de fibras insolúveis.

20

A porção diária recomendada é de cerca de 20 cerejas por dia, o equivalente a um copo dessa fruta e, para potencializar os benefícios, não se deve retirar as cascas antes do consumo.

No Brasil não há cultivo comercial pois ainda não foram desenvolvidas variedades adaptadas ao nosso clima. A cerejeira (Prunus avium) é provavelmente originária da Europa e Ásia e atualmente cultivada nos Estados Unidos, Europa, Japão, Chile, Argentina e Canadá.

O farmacêutico tranquiliza, informando que ingerir uma ou duas sementes de pêra ou maçã não vai fazer mal. Segundo matéria divulgada pela BBC, um homem sofreu intoxicação por cianeto depois de abrir três caroços de cerejas e comer a semente contida em cada um deles, em Lancashire, no Reino Unido.

Características Morfológicas: Nas matas essa árvore pode chegar a 15 metros de altura. Em áreas de plantio urbano, gira em torno de cinco a oito metros. O tronco, por sua vez, se alterna entre 30 e 40 centímetros de diâmetro. Suas folhas são simples e opostas, com delicadas florzinhas brancas.