Quantos tipos de Arnica que tem?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A planta tem variação de cerca de 30 espécies e pode chegar de 20 a 60 cm de altura. A origem da planta foi em regiões montanhosas da Europa, mas pode também ser conferida na Sibéria ou em regiões consideradas temperadas na América do Norte.

Graças à ampla distribuição no Brasil, o uso da arnica-do-campo (Porophyllum ruderale) como planta medicinal também é popular e bem tradicional.

A Arnica montana é uma planta que cresce tradicionalmente nas regiões montanhosas da Europa. Seu uso é destinado para tratar lesões, escoriações e até para cuidados pré ou pós operatórios. Em contrapartida, a Arnica do mato (ou silvestre) é originária da América do Sul.

Além disso, o chá de arnica pode ser usado para fazer gargarejo no caso de inflamação na garganta ou de dor de dente, porém nunca deve ser ingerido, já que pode provocar efeitos colaterais, como náuseas, tremores e batimentos cardíacos irregulares, além de que em altas doses pode ser fatal.

Ingerir 5 ml da tintura, diluídos em aproximadamente meio copo de água, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Arnica é um gênero de aproximadamente 30 espécies de plantas perenes, herbáceas, que pertencem à família das Asteráceas. A Arnica Brasileira é um arbusto geralmente com um único caule ereto que pode alcançar até 2 metros de altura. Suas flores são amarelas, pequenas, de cheiro agradável.

O que atrai na arnica é a sua capacidade de agir no combate às situações dolorosas (contusões, dores de cabeça, machucados) e seu potencial anti-inflamatório, comprovadamente efetivo, para além do seu uso consagrado como cicatrizante e no combate às hemorragias.

Herbácea medicinal, de alto porte e rizomatosa. Desenvolve-se bem em caixotes e canteiros, vasos pouco profundos não são ideais. Imagens ilustrativas, o tamanho e maturidade da muda terá relação com sazonalidade e disponibilidade em estoque.

É contraindicado para uso por pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a Arnica montana. É contraindicado para crianças menores de 12 anos. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

A arnica ajuda a diminuir a dor e a tratar a distensão muscular causada por atividades físicas ou no caso de torcicolo, por exemplo, devido às lactonas na sua composição com ação anti-inflamatória e analgésica.

Para que serve a planta
A arnica, encontrada em farmácias homeopáticas, com manipulação e drogarias, e vendida como pomada, creme, ou em líquido, é frequentemente utilizada no tratamento de inflamações, contusões, feridas e reumatismo devido ao seu poder anti-inflamatório.

Lychnophora ericoides Mart. (Arnica-do-Cerrado), utilizada para tratamento de contusões, aliviar inchaço e dores nas pernas, como repelente e anti-inflamatório.

- Leve as folhas até um frasco de vidro limpo. - Adicione a água e o álcool no frasco. - Deixe descansar por 7 dias em local escuro. - Durante esse período, chacoalhe a mistura uma vez por dia.

Quais os efeitos colaterais da Arnica Montana?

  • Irritação da pele, com vermelhidão, coceira ou descamação;
  • Alergias, com sintomas como coceira, inchaço ou dificuldade para respirar;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Batimentos cardíacos irregulares;
  • Tontura;
  • Sonolência.

Se você pretende usar arnica para tratar a dor, nunca a tome por via oral. Para obter os benefícios da arnica é indicado realizar a aplicação do gel de arnica no local da dor. Não é recomendado ingerir arnica, pois doses maiores não diluídas muito bem podem ser fatais.