Quantos tipos de água existe?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada. A água salgada é aquela que apresenta alta concentração de sal, principalmente cloreto de sódio, e salinidade igual ou superior a 30%. Ela é o principal tipo de água encontrado no planeta, representando cerca de 97,5% do total.

Não podemos beber a água do mar, pois ela desencadeia desidratação em virtude da quantidade de sais dissolvida.

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.

A água potável está presente em vários lugares da natureza, como nascentes, rios, geleiras, aquíferos e lagos.

O ideal é que o pH da água mineral seja neutro, ao redor de 7. Você só precisa tomar cuidado com as grandes quantidades. Consumir muita água com pH abaixo de 6,5 pode contribuir para piorar a gastrite de quem já sofre do problema.

A água doce distribui-se desta forma:

  • Gelos e geleiras — 77,39%
  • Águas subterrâneas — 22,03%
  • Água superficial, incluindo lagos, rios, pântanos e represas — 0,37%
  • Humidade do solo — 0,18%
  • Vapor atmosférico — 0,03%

Na liderança do ranking, Santos tem 100% de atendimento de água, além de índices de coleta e tratamento de esgoto de 99,93% e 97,63%, respectivamente, alcançando a nota total de 9,92. Com esse desempenho, Santos repetiu a primeira colocação obtida na edição de 2020 do estudo do Trata Brasil.

São Lourenço é considerada a melhor marca de água mineral, pois a mesma proporciona leveza para o dia-a-dia de seus consumidores, reconhecida por sua qualidade, adentrando entre as melhores águas minerais do Brasil, como característica principal a suavidade de sua composição.

A Levity foi classificada como a segunda melhor água mineral natural gaseificada.

2.1- Água Tipo I: pode ser considerada como a água de qualidade “ideal”, isto é, a água com a melhor qualidade possível de ser obtida com a tecnologia disponível atualmente para tratamento e purificação de água.

Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Para o consumo, ela deve possuir essas qualidades, e se apresentar preferencialmente fresca, ou com temperatura agradável.

Brasil. Sim! Nosso país lidera o ranking dos países mais ricos em água doce do mundo e isso é motivo de orgulho. Contamos com o total de 8.233 km³ de água própria para o consumo por ano, e a maior parte está concentrada na Amazônia.

Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.

Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.