Quantos terreiros têm em Cachoeira?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

10 terreiros de candomblé da Cachoeira e São Félix | Flickr.

Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - Códo: o município com o maior número de terreiros de umbanda do Brasil.

Numa estimativa livre, calcula-se que haja 65.000 terreiros em todo o estado.

Codó

A cidade maranhense de Codó (Brasil) é conhecida como "capital da macumba", pois de acordo com os idosos, a cidade teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros. Esta conta com a maior porcentagem de terreiros pela área da cidade no Brasil.

Teve numerosos filhos-de-santo: chegou a fazer um barco com 19 iaôs, façanha lembrada por todos, dada sua extrema dificuldade de realização. Apesar das brigas com as alas mais conservadoras da religião, eis porque Joãozinho da Gomeia é considerado um dos maiores divulgadores da religião dos Orixás no Brasil.

Uma das religiões africanas mais praticadas no mundo, seus seguidores se espalham pela América e pela Europa, mas é no Brasil que está o maior número de praticantes do Candomblé.

São Paulo tem mais evangélicos que qualquer outra cidade do Brasil, 2,3 milhões, mas em termos percentuais fica longe de Rio Branco (AC), onde a presença de católicos e evangélicos é quase igual.

São 236 terreiros de umbanda para uma população de 112.709 habitantes, segundo a Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão. A historiadora Maria do Rosário Carvalho Santos calcula que, somando-se os terreiros de todos os povoados na área do município, o número pode chegar a 500.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

Uma das razões para isso é o sincretismo religioso forte, então para o Censo, o Rio Grande do Sul é o estado que a proporção de umbandistas e candomblecistas é maior no país.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade

A primeira tenda umbandista criada foi a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. Ela foi criada no dia 16 de novembro de 1908 em Neves, distrito de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Em 1918, por ordem do Caboclo das Sete Encruzilhadas Zélio fundou outras sete tendas.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

"Umbanda pode ser entendida como Ao lado de Deus ou Com Deus ao lado", explica. Segundo dados do Censo de 2010, o número de umbandistas hoje no Brasil, 110 anos depois de sua fundação, chega a 432 mil. Uma queda de 20% em relação ao Censo de 1991.

Um Pai de Santo confiável, é uma pessoa estudada e capacitada a exercer sua função. Precisa ser receptivo, saber ensinar, ter paciência, ser solidário, ter equilíbrio, estar sempre disponível, aceitar ser questionado sobre como estão os filhos de santo que ele cuida.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

Continuar lendo