Quantos tanques de guerra tem a Rússia?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

A Rússia é líder disparada na quantidade de tanques de guerra, segundo índices da Global Firepower Index, empresa norte-americana especializada em estatísticas militares de mais de 140 países. Ela possui ainda cerca de 60.000 veículos militares. O país iniciou a guerra com 12.420 tanques.

A Ucrânia começou a guerra com cerca de 900 modelos como o T-72. Já a Rússia invadiu com mais de 3 mil tanques e tem muitos outros de reserva.

A maioria desses tanques é operada pelo Exército dos EUA, que tem cerca de 4,4 mil, enquanto os fuzileiros navais operam cerca de 400 tanques. Em todo o mundo, existem pouco mais de 10 mil M1 Abrams nas mãos dos EUA e países aliados, mas levá-los para a Ucrânia demandaria tempo e treinamento.

O SIPRI tem outra versão. Entre 2011 e 2021 a China aumentou de 206 para 272 o número das suas ogivas, a maioria terrestres.

Em 2021, os russos possuíam cerca de 122 aeronaves Su-34 em vários regimentos.

Ucrânia derrubou cerca de 55 caças russos, diz comandante da Força Aérea dos EUA.

De acordo com Mykhailo Podolyak, assessor de Zelensky, de 10.000 a 13.000 militares ucranianos já morreram no conflito. Quase 13.000 soldados ucranianos foram mortos na guerra até o momento, segundo Mykhailo Podolyak, assessor do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

em 2021. Globalmente a NATO estima ter 3.282.000 militares entre os 29 países-membros. Os militares portugueses representam apenas 0,7%. A Europa, incluindo a Turquia, tem o maior peso: 58,8%; Estados Unidos e o Canadá contribuem com 41,2% do total dos militares efetivos.

A Alemanha "está constituindo o maior exército convencional da Europa no âmbito da Otan, e isso é importante para a capacidade de defesa da Otan em seu conjunto", acrescentou.

Tente atualizar a página. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estima que a Rússia já perdeu de 7 mil a 15 mil soldados desde o início da guerra com a Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, segundo informações da agência de notícias AP citando um militar de alto escalão da organização em condição de anonimato.

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo. Segue-se a Rússia, a China e a Índia que disputam as posições mais altas.

Ao todo, o Exército chinês é composto de mais de 2 milhões de integrantes dentre o 1,4 bilhão de habitantes do país. A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos.

The M1 Abrams é um tanque de guerra de terceira geração dos Estados Unidos desenhado pela Chrysler Defense (atualmente General Dynamics Land Systems), recebendo seu nome em honra ao General Creighton Abrams.

Atualmente conta com 150 000 soldados em suas fileiras, perto de mil tanques de guerra e mais de três mil veículos de combate blindados.

Os Estados Unidos, a Rússia e a China são os países com os exércitos mais poderosos do mundo hoje.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais. Veja abaixo suas principais características.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

Com cerca de 200 caças J-20 supostamente em serviço, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) “agora tem em serviço regular uma frota de caças furtivos avançados tão bons quanto os americanos, que continuam sendo a referência”, disse Peter Layton, do Griffith Asia Institute na Austrália.