Quantos super vulcões têm na Terra?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

“Supervulcões produzem 1.000 quilômetros cúbicos de erupção. O Krakatoa produziu 2% disso”, diz a vulcanóloga Rosaly Lopes-Gautier, da Nasa. No mundo todo, há algo entre 5 e 10 vulcões desse tipo. “Estão espalhados por Ásia, América do Sul, América do Norte e Nova Zelândia.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

vulcão Yellowstone

Pesquisadores publicaram na revista “Science” um estudo que mostra novas descobertas sobre o vulcão Yellowstone. Este vulcão é considerado um dos mais perigosos do mundo e uma eventual erupção do Yellowstone seria uma das piores catástrofes da humanidade.

Krakatoa, Indonésia (1883)
Localizada no Círculo do Fogo do Pacífico, a Indonésia concentra boa parte da atividade vulcânica do planeta e tem a erupção da Krakatoa como uma das mais trágicas e destrutivas. Tudo começou com a primeira de uma série de erupções iniciada em 26 de agosto de 1883.

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Mais de um terço de Yellowstone fica dentro da caldeira de um vulcão ativo, o Yellowstone National Park, Wyoming. Há 640 000 anos, um enorme vulcão entrou em erupção no que hoje é o Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, criando uma caldeira de 45 quilômetros de largura e 75 quilômetros de comprimento.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Kilauea é um vulcão localizado no Havaí que é conhecido por ser o mais ativo do mundo. É considerado um vulcão jovem e, de acordo com cálculos científicos, tem aproximadamente 300.000 a 600.000 anos. Suas erupções são do tipo efusivas, e a lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias.

"Este vulcão islandês é pelo menos 100 vezes mais fraco." Nas camadas superiores da atmosfera, as partículas expelidas pelos vulcões podem atuar como bloqueadores solares. Na erupção do Pinatubo, essa ação foi suficiente para reverter o chamado efeito estufa por dois anos.

3. A princesa Iztaccíhuatl. Outro dos vulcões mais perigosos do mundo fica no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan: o Iztaccíhuatl.

A erupção mais violenta já registrada é a da caldeira vulcânica de La Garita, no Colorado, nos Estados Unidos. Ocorreu há 2,1 milhões de anos, deixou uma cratera de 35 por 75 km e alterou drasticamente o clima do planeta. Felizmente, essas erupções não são frequentes: acontecem a cada 50.000 ou 100.000 anos.

Os mais recentes não se manifestaram na área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha. Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil.

55 dos 67 vulcões no Japão ainda são considerados ativos. Além disso, há um vulcão submarino ativo ao largo da costa do Japão. O Japão está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, que se estende por cerca de 40.000 km ao redor do Oceano Pacífico.

O Vulcão de Nova Iguaçu é uma hipótese de trabalho para interpretação geológica das rochas vulcânicas, especialmente rochas piroclásticas, que ocorrem no limítrofe nordeste do maciço Mendanha, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistiriam por meses ou até por anos. Sua cratera tem 90 quilômetros de extensão, e sua caldeira é 40 vezes maior do que a do Monte Santa Helena, sendo que boa parte de seu magma é eruptivo.