Quantos suíços têm no Brasil?

Perguntado por: ttorres . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Até a década de 1920, o Brasil foi o destino preferido de muitos suíços, que se espalharam também por fazendas de café do Oeste Paulista, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Hoje, o Brasil abriga a maior comunidade suíça da América Latina, com cerca de 15 mil suíços.

vieram nessa época para o Brasil. Em 1818, um grupo de mais de dois mil suíços chegou, com a intenção de se fixar na terra, fugindo da fome que assolara seu país e, também, atraídos pelas promessas do governo de D. João de doar lotes de terras, onde poderiam viver com suas famílias.

Os suíços se concentravam principalmente nas vizinhanças de Jundiaí, Limeira, Rio Claro e Piracicaba'. A maior parte destas colônias foi fundada entre 1852-1854. Nos primeiros anos da implantação do sistema de parceria era grande a satisfação dos fazendeiros.

Campos do Jordão

Campos do Jordão, a Suíça Brasileira.

Conhecida por produzir os melhores chocolates e queijos do mundo e por ser o paraíso dos milionários, graças aos bancos seguros e discretíssimos, a Suíça possui um sistema político bem diferente de outros países europeus.

Sendo o quinto maior país do mundo, o Brasil possui com área territorial de 8.515.767.049 km². Desta forma caberia cerca de 206 Suíças dentro do nosso país, pelo fato dela possui apenas 41.285 km², além de que ainda sobrariam 11.000 km.

O território do Brasil em quilômetros quadrados é “apenas” 207 vezes maior do que a Suíça.

A Suíça é o melhor país do mundo com base na sua atitude em relação à educação, à democracia, às empresas e à qualidade de vida, segundo uma pesquisa americana.

Nesse sentido, os motivos envolvidos para a Alemanha não invadir a Suíça, estariam relacionados aos aspectos: econômicos, comerciais e diplomáticos. Atualmente, os motivos que possibilitam uma melhor explicação para o fato da Suíça não ter sido invadida, é que essa nação seria mais útil se mantivesse sua neutralidade.

Grupos étnicos: Alemães 65%, Franceses 18%, Italianos 10%, Romanches 1%, outros 6%.

Campos do Jordão

Campos do Jordão, em São Paulo
Esta charmosa cidade é conhecida como a “Suíça Brasileira”.

Ao início do século 3 a.C., o território da atual Suíça tornou-se parte do Império Romano. A soberania romana foi fortalecida gradualmente através da fundação de colônias. Os povos residentes assumiram aos poucos numerosos hábitos romanos (romanização).

90 dias

Lembramos que cidadãos brasileiros não necessitam de visto para visitar a Suíça como turistas. A permanência máxima é de 90 dias para cada período de 180 dias, incluindo o espaço Schengen.

Pomerode (SC)
Colonizada por alemães vindos da região da Pomerânia, norte da Alemanha, esta cidade brasileira de apenas 30 mil habitantes é considerada a mais germânica do país, com 70% da população composta por descendentes diretos dos colonizadores.

Arquitetura europeia
Não apenas graças ao seu clima que Campos do Jordão ganhou o nome de “Suíça Brasileira”. As casas na cidade possuem uma arquitetura peculiar, inspirada no estilo arquitetônico típico da Alemanha, chamado enxaimel, e países vizinhos.

Qualidade de vida ao morar na Suíça
De acordo com o índice publicado pelo site Numbeo, a Suíça é o país com melhor qualidade de vida em 2022. O índice considera diversos critérios como poder de compra, índice de poluição, custo de vida, segurança, saúde, entre outros.

Na Suíça, a pobreza aumentou nos últimos anos mais de vinte por cento. Um entre doze habitantes é considerado pobre.

A Suíça – ou Confederação Suíça – é um dos países mais desenvolvidos do mundo. O território está localizado na região da Europa Central e conta com uma população de mais de 8,7 milhões de habitantes. Culturalmente, é muito forte a gastronomia na Suíça, com seus famosos queijos e chocolates de altíssima qualidade.

As exportações e as importações dominam a economia suíça, especialmente o comércio com a Alemanha.

Quais são alguns dos sobrenomes mais raros? R: Existem vários sobrenomes raros que podem ser encontrados em todo o mundo. Alguns dos mais raros incluem Kowalski, Jankovic, Zawadzki, Wysocki, Dabrowski, Kalinowski, Szymanski e Kaczmarek.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.