Quantos submarinos tem a Alemanha?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Foram designados com o prefixo UC e numerados até 105.

China, com 79 submarinos; Rússia, com 70; Estados Unidos, 68; O Brasil aparece no ranking com 7 submarinos (17ª posição) e, desde 2009, alimenta planos de construir seu próprio submarino nuclear.

Mais velozes, silenciosas e com maior alcance, essas embarcações poderiam ter mudado os rumos da guerra, mas de 118 submarinos comissionados, apenas quatro foram concluídos antes do fim do conflito, e somente dois entraram em ação e não participaram de nenhuma batalha.

Sua frota naval inclui uma gama completa de embarcações de combate, de navios-patrulha a um porta-aviões de propulsão nuclear e 10 submarinos nucleares, quatro dos quais são capazes de lançar mísseis balísticos intercontinentais.

A moda pegou. A flotilha de submarinos britânicos hoje não é uma sombra do que foi. Hoje se resume a quatro submarinos de mísseis balísticos nucleares e sete submarinos de ataque. Quatro desses da década de 80, e aí que mora o problema.

Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó), um da série Tikuna e o Riachuelo, totalizando seis navios desse tipo.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal. A Bundeswehr está (em termos tecnológicos) entre os militares mais avançados e mais bem preparados de todo o mundo.

A Marinha dos EUA tem 14 submarinos de mísseis balísticos movidos a energia nuclear (SSBNs) da classe Ohio, com oito baseados no estado de Washington e seis na Geórgia.

Pequim conta com 330 navios e 66 submarinos sob seu comando, enquanto os americanos têm 211 navios e 72 submarinos.

Seawolf (SSN-21)

O submarino do tipo Ohio é conhecido por ser o mais mortífero que existe no mundo. O modelo foi pensado na década de 70 pelos Estados Unidos da América, tendo 170 metros de comprimentos e deslocamento que pode chegar a mais de 18 toneladas.

Os alemães e italianos nunca negaram sua responsabilidade pelos afundamentos (MELLO, 2016). Até 1944, mais 14 navios abatidos. Total de mortes desde 1941 – 1081, com 1686 sobreviventes.

A entrega do submarino nuclear está atualmente prevista para 2029, mas não é improvável que se estenda para a próxima década. Se o prazo for cumprido, o Brasil terá sua embarcação do tipo após uma longa saga de 50 anos desde o início do projeto.

Um membro da OTAN desde 1951, a marinha italiana tem renovado grandemente seu arsenal para incluir um total de 58 navios, incluindo 6 submarinos e um par de porta-aviões.