Quantos submarinos O Brasil afundou na Segunda guerra?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Ao todo foram registrados 66 ataques da Marinha brasileira a submarinos alemães no Atlântico Sul, que resultaram em danos ou no afundamento de 18 submarinos no litoral brasileiro, dos quais nove - o U-128, U-161, U-164, U-199, U-513, U-590, U-591, U-598 e o U-662 - foram oficialmente registrados pela Marinha Alemã como ...

A participação brasileira na guerra deu-se a partir de 1942, com o rompimento das relações diplomáticas com o Eixo e o envio de tropas em junho de 1944. O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar soldados sob sua bandeira para a guerra.

Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó), um da série Tikuna e o Riachuelo, totalizando seis navios desse tipo.

Atualmente, os Estados Unidos têm 14 submarinos nucleares, que podem carregar até oito ogivas nucleares para atingir alvos que estão a 12 mil quilômetros de distância.

Naufrágio relâmpago
Em 5 de março de 1916, tendo zarpado de Barcelona, o Príncipe de Asturias se dirigia ao porto de Santos, em sua sexta viagem à América do Sul. Oficialmente, levava 588 ocupantes (algumas fontes falam de 600), entre passageiros e tripulantes.

O mês de agosto de 1942 seria o mais trágico na história da marinha mercante brasileira: durante a guerra, nada menos que cinco navios foram torpedeados e afundados na costa brasileira, entre Sergipe e Bahia, pelo mesmo submarino nazista, o U-507, sob o comandado do capitão Harro Schacht.

O Exército Brasileiro é formado por cerca de 360 mil soldados efetivos. Isso faz com que o nosso exército seja reconhecido como o maior da América Latina e um dos maiores do planeta. Além disso, o Exército é formado por cerca de 1,34 milhão de soldados reservistas (se apresentam uma vez por ano).

O ataque a navios Page 2 comerciais brasileiros já ocorria desde 1941, mas foram os fatos ocorridos em agosto que levaram o governo Vargas a declarar a guerra. Durante este período, 35 navios brasileiros foram afundados, causando a morte de 1081 pessoas.

Aliado prioritário extra-Otan

  • Brasil.
  • Estados Unidos.
  • Finlândia.
  • Otan.

454

Essa vitória brasileira foi a prova de que com força, garra e determinação, o Brasil conseguiu alcançar seus objetivos na Segunda Guerra Mundial. No total, o país teve 454 mortos, 2.064 feridos e 35 prisioneiros de um total de 25.445 militares que foram para a Itália.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 30 de junho de 1944, ao lado dos países aliados, isto é, Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França. O inimigo, evidentemente, eram as chamadas “Potências do Eixo Roma-Berlim-Tóquio”.

João Batista Mascarenhas de Morais

Em 9 de agosto daquele ano, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), chefiada pelo general João Batista Mascarenhas de Morais. A FEB adotou como símbolo o desenho de uma cobra com um cachimbo na boca, acompanhado da frase “A cobra vai fumar”.

Segunda Guerra Mundial

Soldados do Brasil (FEB) na Segunda Guerra Mundial: última participação brasileira em guerras. Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

De acordo com o Ranking Mundial de Força Militar, os países que têm a maior frota submarina do mundo em 2022 são: China, com 79 submarinos. Rússia, com 70. Estados Unidos, 68.

Submarino “Riachuelo

O Submarino “Riachuelo” possui um comprimento total de 70,62 metros, diâmetro de casco de 6,2 metros, deslocamento na superfície de 1.740 toneladas e deslocamento em imersão de 1.900 toneladas.

A entrega do submarino nuclear está atualmente prevista para 2029, mas não é improvável que se estenda para a próxima década. Se o prazo for cumprido, o Brasil terá sua embarcação do tipo após uma longa saga de 50 anos desde o início do projeto.