Quantos submarinos nucleares existem no mundo?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Apenas cinco países no mundo constroem e operam submarinos com propulsão nuclear - Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França e China. Destes, o único que concordou em transferir tecnologia ao nível requerido e capacitar os brasileiros a projetar e construir submarinos foi a França.

Atualmente, os Estados Unidos têm 14 submarinos nucleares, que podem carregar até oito ogivas nucleares para atingir alvos que estão a 12 mil quilômetros de distância.

A Índia passa a ser o sexto país no mundo a utilizar esse tipo de equipamento. Os demais países que têm submarinos nucleares são a China, Rússia, os Estados Unidos, o Reino Unido e a França. A administração do equipamento é da Marinha indiana.

Além disso, os submarinos virão armados com torpedos e mísseis Exocet franceses. Cada embarcação vai custar cerca de US$ 1,5 bilhão. Desde os anos 70 os militares brasileiros planejam a construção de um submarino nuclear, mas sofriam com barreiras impostas pelas potências estrangeiras.

Seawolf (SSN-21)

Quantos submarinos O Brasil tem 2021? Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó), um da série Tikuna e o Riachuelo, totalizando seis navios desse tipo.

A marinha mais poderosa do mundo é a dos Estados Unidos, e depois dela a marinha russa, britânica, francesa e chinesa, embora seja difícil comparar o poder bélico de países diferentes, pois cada tipo de embarcação possui uma função diferente em cada marinha, e essa diferença é um ponto fundamental na estratégia.

Forças da frota da marinha: 484. Os Estados Unidos é o país com o exército mais poderoso e mais forte de todo o mundo. Isso acontece, pois além de possuir o terceiro maior exército em número de soldados ativos, é também o que mais investe nas forças armadas.

A Força Marítima de Autodefesa do Japão tem uma força de pessoal de 46 000 tropas (atualmente em torno de 45 800 pessoas), operando mais de 248 navios de guerra os mais importantes são, 50 submarinos, 8 porta helicópteros, 12 destróieres guiados, 65 escoltas contra torpedeiros e fragatas, 16 corvetas, 26 navio-patrulha ...

De acordo com o Ranking Mundial de Força Militar, os países que têm a maior frota submarina do mundo em 2022 são: China, com 79 submarinos. Rússia, com 70.

Pequim conta com 330 navios e 66 submarinos sob seu comando, enquanto os americanos têm 211 navios e 72 submarinos.

De acordo com o Ranking Mundial de Força Militar, os países que têm a maior frota submarina do mundo em 2022 são: China, com 79 submarinos. Rússia, com 70. Estados Unidos, 68.

A entrega do submarino nuclear está atualmente prevista para 2029, mas não é improvável que se estenda para a próxima década. Se o prazo for cumprido, o Brasil terá sua embarcação do tipo após uma longa saga de 50 anos desde o início do projeto.

"O Sarmat é o míssil mais poderoso com a maior distância do mundo para atingir alvos, o que aumentará significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas do nosso país", disse o Ministério de Defesa da Rússia.

A principal vantagem do submarino nuclear (ou com propulsão nuclear, para ser mais exato) é não exigir reabastecimento. Quando um desses submarinos é colocado em ação, ele possui combustível de urânio suficiente para durar mais de 30 anos.

Por utilizar energia nuclear para se movimentar, pode manter-se submerso durante semanas. Segundo a Marinha americana, os submarinos da classe Ohio podem permanecer até 77 dias nas profundidades do mar. Quando voltam para a superfície, geralmente passam 35 dias em reparos e operações de reabastecimento.

Hoje o país é o único do hemisfério sul com capacidade técnica para construir submarinos. Está desenvolvendo cinco embarcações, com transferência de tecnologia francesa, em uma base naval na ilha da Madeira, na baía de Sepetiba, por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

1.027 metros

Wikipedia Em 4 de agosto de 1984, no mar da Noruega, o submarino nuclear soviético K-278 Komsomólets atingiu uma profundidade de imersão recorde, de 1.027 metros, e conseguiu disparar...