Quantos spots por metro?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Use 2 ou 3 spots por metro para uma boa iluminação.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.

O Spot Redondo, traz uma estética bem elegante e se adapta fácil a qualquer ambiente. O Spot Quadrado pode ser melhor adaptado em ambientes como, cozinha, banheiro, corredores e afins. Em cômodos como, sala de estar, quartos e ambientes de descanso, recomenda-se iluminação mais baixa, como branco quente.

A lampada Par 20 tem esse nome porque é uma lâmpada com refletor parabólico de alumínio (PAR). A lampada PAR 20 LED podem ser de bocal modelo E27, GU10 ou E14 com voltagens 110V, 220V, 12V ou bivolt.

O trilho pode ter quantos spots você desejar. Inclusive, é possível comprar a peça pronta ou a barra e os spots separadamente e fazer a instalação em casa, conforme a sua necessidade e o projeto de iluminação que você preferir. Para usar o trilho com spots, vale pensar tanto em funcionalidade quanto em decoração.

75 cm

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada. As de LED não produzem calor, ao contrário das lâmpadas dicroicas que geram calor e aquecem a superfície.

O que vem a ser um sistema de iluminação de 3 pontos? Como o nome diz, é um sistema formado por 3 fontes de luz, posicionadas sobre a pessoa a ser gravada. Cada uma dessas luzes recebe um nome específico: a luz principal, a luz de preenchimento e a contra-luz. Vamos a seguir analisar cada uma delas.

Como projetar iluminação residencial? Aprenda em 7 passos

  1. Pense na iluminação desde o começo. ...
  2. Conheça os tipos de iluminação. ...
  3. Escolha um tipo de lâmpada. ...
  4. Observe as especificações das luminárias. ...
  5. Escolha uma cor de iluminação. ...
  6. Respeite cada cômodo. ...
  7. Não deixe de improvisar.

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40. Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Principais características da fita LED 3528
A fita LED 3528 possui medida de 8 mm de largura e geralmente 5 m de comprimento e 300 LEDs. Seu consumo médio é de 5 w por metro, o que gera aproximadamente 220 lm/m. Pode ser cortada no tamanho que você desejar e costuma ter espaços para corte a cada três LEDs.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma.

Quarto. O quarto é um local de descanso e aconchego, o que pede uma iluminação mais amarelada. Procure luzes centrais perto de 2700K e, se quiser iluminar outros pontos como a cabeceira da cama ou nichos, a fita de LED é uma boa opção.