Quantos soldados brasileiros morreram na Batalha de Monte Castelo?

Perguntado por: lapolinario9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

454

Essa vitória brasileira foi a prova de que com força, garra e determinação, o Brasil conseguiu alcançar seus objetivos na Segunda Guerra Mundial. No total, o país teve 454 mortos, 2.064 feridos e 35 prisioneiros de um total de 25.445 militares que foram para a Itália.

Com a morte de Agostinho, dos quase 1 mil pracinhas de Mato Grosso do Sul que foram para a Itália com a Força Expedicionária Brasileira, entre os anos de 1944 e 1945, apenas dois seguem vivos, ambos com mais de 100 anos.

Porém, Monte Castello custou muito caro à FEB: 478 brasileiros tombaram em combate, sendo 103 no último ataque. O sacrifício não fora em vão. Alguns meses depois, a Itália estava liberada; a Ofensiva da Primavera avançava pelas planícies do rio Pó e o destino da guerra estava selado.

De acordo com Portal FEB a batalha em Montese de fato aconteceu, as cruzes na beira da estrada existiram, mas não há nenhuma prova do envolvimento de Geraldo Rodrigues, Arlindo Lúcio e Geraldo Baeta. De acordo com o portal, assim morreram os três soldados apontados como os “Três heróis brasileiros”.

ARLINDO LÚCIO DA SILVA, GERALDO RODRIGUES DE SOUZA e GERALDO BAÊTA DA CRUZ foram três soldados que pertenceram ao 11.º Regimento de Infantaria Expedicionário e que foram, assim como muitos brasileiros, lutar nos campos de batalha gelados da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

Dos 18 militares mortos, 13 eram do CMSE: 3º Sargentos Fernandes e Kleber, do 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL); Capitão Bruno Ribeiro, Subtenente Ramos, 1º Sargento Leonardo, 2º Sargento Souza Lima e 3º Sargentos Anacleto, Pedrotti, Gonçalves, Seraphin, Tiago e Augusto, do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL ...

As Baixas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial foram proporcionalmente inferiores a de outros exércitos que lutaram em condições semelhantes nas mesmas regiões e em mesmo espaço de tempo. Dos brasileiros morreram 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos. Foram aproximadamente 12 mil feridos nos combates.

Os voluntários e os convocados, após sua participação no contexto da guerra, foram desincorporados do efetivo de expedicionários e das Forças Armadas, sendo impelidos a retornarem às suas vidas.

O termo pracinha deriva da expressão “sentar praça”, cujo significado é se alistar nas Forças Armadas. O vocábulo era atribuído aos soldados rasos, detentores da patente mais baixa da hierarquia militar.

Ao menos 165 militares brasileiros morreram nestas missões.

conquista de Montese

A conquista de Montese
A batalha mais sangrenta da campanha brasileira na Segunda Guerra Mundial foi a conquista da cidade de Montese. Ela começou no dia 14 de abril de 1945 e, em dois dias de confronto, a FEB já havia alcançado seu objetivo.

Houve inicialmente algumas posições conquistadas, mas o pesado fogo da artilharia alemã fazia suas baixas. Mais uma vez a tentativa de conquista se mostrou infrutífera e, o pior, causando 150 baixas, sendo que 20 soldados brasileiros haviam sido mortos.

O vínculo entre cigarro e tensão nervosa é destacado pelos soldados: 25,4% dizem que fumam "para aliviar o estresse", para "relaxar e acalmar" (26,2%) e para "matar o tédio" (22,2%). Além disso, "o tabaco é legal, fácil de adquirir, altamente viciante e muito promovido pelos fabricantes", destaca o estudo.

DOM PEDRO I

DOM PEDRO I. "Independência ou morte!". Todos nós conhecemos essa frase que entrou na nossa memória como o grito da Independência, dado por Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga. Ele é um dos grandes nomes da história do Brasil.

Capitão 7

O primeiro super-herói brasileiro é popularmente conhecido como Capitão 7. Este personagem surgiu de acordo com Barker (2004) em seu próprio seriado no dia 24 de outubro de 1954, na TV Record de São Paulo.

Em Brasília, os oficiais brasileiros e a coordenadora residente da ONU também homenagearam com flores os trabalhadores das Forças de Paz que morreram em serviço, inclusive 42 brasileiros. Legenda: Os boinas azuis desfilaram em Brasília para celebrar o Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz da ONU.

"Foi um fracasso porque acabou fazendo parte do infortúnio do país, os soldados reintroduziram a cólera no Haiti, matando mais de 10 mil pessoas, e a ONU não fez nada para dar alguma compensação para essas famílias", diz.

No cumprimento do dever, morreram 18 militares do Exército Brasileiro. Outros quatro brasileiros também perderam a vida em consequência do desastre, entre eles a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

Este ranking é definido pelo Global Firepower, um portal analítico de 145 forças militares ao redor do mundo baseado em dados como quantidade de soldados, reservistas, força aérea, equipamentos, orçamento anual militar, entre outros. Em 2023, o Brasil se encontra na 12º posição entre os exércitos mais fortes do mundo.

A força militar do Exército Brasileiro ocupa a 10ª posição de destaque, em 2022, segundo dados levantados pelo site internacional Global Fire Power, em relação a 142 países.

Dos 20.573 soldados brasileiros enviados à Itália na luta contra o fascismo, 467 pracinhas morreram em combate durante a Segunda Guerra Mundial. "Esta é a terra também de meus antepassados. Hoje, um sétimo da população brasileira, 30 milhões de pessoas, tem origem italiana.