Quantos soldado ucraniano morreu na Guerra da Ucrânia?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O general mais graduado dos Estados Unidos estima que cerca de 100 mil soldados russos e 100 mil ucranianos foram mortos ou feridos na guerra na Ucrânia.

Até 13 mil soldados ucranianos morreram em batalha desde que a Rússia invadiu o país há nove meses, de acordo com uma autoridade de Kiev.

Para se ter uma ideia do desencontro de informações, o número de mortos varia, dependendo da fonte, de cerca de 7 mil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a mais de 300 mil, de acordo com fontes militares consultadas por mídias europeias.

Rússia perdeu brigada de 5 mil soldados de elite em batalha, diz oficial ucraniano | Mundo | O Globo.

As estimativas são as mais altas já feitas por uma autoridade ocidental sobre o conflito; Mark Milley sugere que morreram 100 mil soldados russos, 100 mil militares ucranianos e 40 mil civis.

A Ucrânia registrou pelo menos dez mil mortos e 30 mil feridos em suas tropas. Publicado em 9 de agosto de 2022 às, 07h12. Cerca de 80 mil militares russos morreram ou ficaram feridos na Ucrânia desde o início da guerra em 24 de fevereiro, afirmou um alto funcionário do Pentágono, nesta segunda-feira (8).

A Rússia perdeu mais de 2 mil tanques na guerra na Ucrânia, mais da metade de sua frota em operação, de acordo com estimativas divulgadas nessa quarta-feira (15) pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês).

Segundo a agência de notícias russa estatal Tass, as Forças Armadas russas têm 2 milhões de integrantes, das quais 1,15 milhão são militares. Além do aumento no número de militares, o Kremlin informou que criará novas bases militares na Europa.

A URSS, que incorporava para além da Rússia outras 15 repúblicas, perdeu 26,6 milhões de pessoas, ou seja, mais de metade de todas as mortes da II Guerra Mundial, que somam 50 milhões.

Vítimas. Segundo os últimos dados do Departamento Defesa dos Estados Unidos, os americanos perderam 4.487 militares desde o início da operação no Iraque em 19 de março de 2003.

No total, cerca de 40 milhões de civis perderam a vida no conflito, que durou de 1939 a 1945. Cerca de 20 milhões de soldados, quase metade deles russos, também perderam a vida.

O conflito gerou pelo menos 18.483 vítimas: 7.068 mortos e 11.415 feridos, segundo o Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

As sanções implementadas em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia fizeram com que as transportadoras aéreas do país perdessem 79 de seus jatos comerciais, quase 10% de suas frotas combinadas.

O número total de baixas russas, que inclui militares mortos, feridos e desaparecidos, estará entre as 200 mil e as 250 mil, calculam os analistas.

Segundo os serviços de inteligência militar britânicos, a Rússia perdeu 23 helicópteros e os seus comandantes estão a recorrer cada vez mais a missões de alto risco.

"Temos aproximadamente 700 mil [homens] nas Forças Armadas; adicionados à Guarda Nacional, à guarda da fronteira e à polícia, somos cerca de 1 milhão", disse Rezniko ao Times.

Genebra, 23 de fevereiro de 2023 – Doze meses após a invasão russa na Ucrânia, mais de 13 milhões de pessoas permanecem longe de suas casas, incluindo quase 8 milhões de refugiados em toda a Europa e mais de 5 milhões de deslocados internos na Ucrânia.

A guerra deixou 10 milhões de soldados mortos e outros 21 milhões ficaram feridos. Também 13 milhões de civis perderam a vida.

A Ucrânia começou a guerra com cerca de 900 modelos como o T-72. Já a Rússia invadiu com mais de 3 mil tanques e tem muitos outros de reserva.