Quantos slides são necessários para se fazer uma boa apresentação?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Uma apresentação de 20min pode ter 10 slides ou 30. Nenhuma das opções está errada, nossa dica é: tenha sempre o domínio sobre o que está apresentando e treine o máximo possível para aprimorar seu poder de argumentação e a oratória.

Seja direto e procure concentrar informações em tópicos e frases curtas. Você que deve explicar, oralmente, as ideias dos slides. Gráficos podem ser mais eficientes que números e palavras, assim como fotos e outros elementos visuais enriquecem o conteúdo.

A lista de erros que não devem ser cometidos está aqui!

  1. Não seguir um roteiro. Nada de iniciar uma apresentação sem ter um roteiro persuasivo e pronto para seguir. ...
  2. Ter slides desleixados. ...
  3. Não estudar o assunto. ...
  4. Fazer uma apresentação muito técnica. ...
  5. Não saber como se expressar.

30 slides

Uma apresentação de uma hora pode ter apenas 30 slides, como pode ter 60 ou 120.

Uma apresentação de 20min pode ter 10 slides ou 30. Nenhuma das opções está errada, nossa dica é: tenha sempre o domínio sobre o que está apresentando e treine o máximo possível para aprimorar seu poder de argumentação e a oratória.

Conteúdo

Quantos slides deve ter uma apresentação de 5 minutos?10-20 slides visuais
Seres humanos famosos com uma habilidade de apresentação de 5 minutosSteve Jobs, Sheryl Sandberg, Brené Brown
Que software pode ser usado para apresentação?AhaSlides, Powerpoint, Nota principal …

Cabe a você identificar qual o estilo e o ritmo visual que pretende dar à sua apresentação. Por exemplo, há palestras em que apenas 15 slides acompanham discursos de uma hora. Há outras em que, em 30 minutos, são visualizados 150 slides, como são as do quadrinista americano Scott McCloud.

Afinal, o tempo ideal de cada slide é de 3 a 5 minutos. Se você colocou muito em um slide para apresentar neste período, a complexidade provavelmente é demais para o público.

Site para fazer slide: conheça seis opções para montar...

  • Google Slides.
  • Canva.
  • Prezi.
  • Adobe Spark.
  • Microsoft Sway.
  • Slides.com.

Falar devagar ou rápido demais, não saber o que fazer com as mãos, manter sempre a mesma entonação da voz e não olhar para as pessoas são os erros mais frequentes, de acordo com Joyce.

Sete dicas para caprichar nos slides

  • Fundo branco. ...
  • Fonte sem serifa, no mínimo tamanho 20. ...
  • Imagens valem mais do que palavras. ...
  • Faça esquemas interativos. ...
  • Slide atulhado é slide ignorado. ...
  • Troque o box de legenda por descrições diretas na figura. ...
  • Use, mas não abuse da animação.

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado. Use os slides apenas como referência para se manter no roteiro, mas evite ficar olhando para os slides e concentre o foco da plateia na sua fala.

Fique com branco ou bege claro em um fundo escuro ou preto (ou de outra forma muito escuro) em um fundo claro. Seus slides terão uma aparência mais profissional como resultado.

Portanto, se você possui 20 minutos para a apresentação de TCC, você pode colocar as informações em até 20 slides e ter 1 minuto destinado à exposição do conteúdo que há em cada um deles. Lembre-se de colocar as referências utilizadas nos slides ao final de sua apresentação.

Ao final de sua apresentação, é importante resumir os principais pontos que foram discutidos ao longo. Isso não apenas ajuda a reforçar as principais conclusões, mas também permite que seu público saia com uma compreensão clara do que foi discutido.

Escolher um estilo de fonte simples, como Arial ou Calibri, ajuda a obter sua mensagem. Evite fontes muito finas ou decorativas que possam prejudicar a capacidade de leitura, especialmente em tamanhos pequenos.

Regra 10 – 20 -30 nenhuma apresentação deve ter mais de 10 slides, durar mais de 20 minutos ou ter fonte menor que 30. Ser quiser mais imprima e entregue. Na capa: título, seu nome, orientador, TCC para o curso, instituição, data.

Conheça 6 dicas de como fazer boas apresentações no PowerPoint

  1. 1 – Planeje a sua apresentação. ...
  2. 2 – Defina uma estrutura para a sua apresentação. ...
  3. 3 – Mantenha a simplicidade nos slides. ...
  4. 4 – Use fontes adequadas. ...
  5. 4 – Aposte em infográficos. ...
  6. 5 – Utilize uma apresentação PowerPoint pronta. ...
  7. 6 – Ensaie a apresentação.

- Pratique a sua fala com antecedência: quanto mais familiarizado com a sua fala, melhor – e mais dinâmica – será a apresentação. Sendo assim, dedique um tempo para praticar, de preferência, em voz alta. A ideia de que uma apresentação em público, discurso ou palestra precisam ser longos já ficou para trás.